Redes sociais. Facebook, WhatsApp e Instagram atravessam falha de funcionamento

Facebook
Foto: REUTERS/Stephen Lam

Está com problemas em carregar imagens para o Facebook, Instagram ou WhatsApp? Não é caso único. Tanto as aplicações como a versão web dos produtos da empresa de Zuckerberg estão com problemas de funcionamento. 

Segundo indica o site DownDetector, o maior número de queixas e indicações de erro está a surgir na zona da Europa, com especial destaque  para o Reino Unido, e nos Estados Unidos. O mesmo site, onde é possível deixar a indicação do problema detetado, aponta que há problemas no acesso também em Portugal, especialmente na área de Lisboa. 

O jornal britânico The Independent, indica que os problemas estarão também a chegar ao WhatsApp e Instagram, também ele um produto do Facebook. No caso do WhatsApp, os problemas estarão também a afetar o carregamento de vídeos e mensagens de voz. 

Os utilizadores apontam que não estão a conseguir carregar imagens para o Facebook ou visualizar conteúdos de multimédia na plataforma. 

Ao momento de escrita, o DownDetector indica números de erros reportados na ordem dos 10 mil (caso do Instagram) ou 5 mil comentários de erro (acesso ao Facebook).

Com o pico dos problemas de acesso a serem reportados a partir das 15h30 (hora de Portugal continental), o Facebook demorou mais algum tempo a reconhecer a falha. Através do Twitter, o canal de comunicação habitual quando a plataforma do Facebook enfrenta problemas, a rede social diz já ter conhecimento dos problemas em aceder a imagens e ficheiros. Apesar de indicar que estão a trabalhar na resolução do problema, não foi explicado o que terá motivado esta falha de serviço.

Este ano, em março, a rede social Facebook enfrentou a maior falha técnica dos seus 15 anos de vida, que ultrapassou as 14 horas e afetou utilizadores em todo o mundo. Durante esse tempo, tanto o Facebook como WhatsApp e Instagram estiveram inacessíveis. Na altura, era indicado que a falha teria sido motivada por uma mudança de servidor.

Pouco tempo depois, já em abril, a segunda falha do ano, desta vez com uma menor duração. Embora os produtos do Facebook tenham falhas pontuais, de curta duração, este é o terceiro problema técnico de duração mais extensa que a empresa enfrenta este ano.

 

Envie fotografias no WhatsApp sem perder qualidade. Este é o truque