Facebook. Nova ferramenta vai deixá-lo transferir fotos para Google Fotos

Por enquanto, só está a funcionar na Irlanda, naquele que é o primeiro passo do projeto Data Transfer Project. Na prática, poderá transferir os seus fotos e vídeos do Facebook diretamente para o Google Fotos.

No anúncio feito pelo Facebook, a empresa sublinha que esta nova funcionalidade permitirá que os utilizadores tenham “maior controlo dos dados”. Esta nova ferramenta arranca esta segunda-feira na Irlanda, mas o Facebook destaca que “estará disponível em todo o mundo no início de 2020”.

De acordo com a publicação onde é detalhado este lançamento, a principal vantagem desta portabilidade de dados está ligada à conveniência para o utilizador: em vez de guardar todos os ficheiros de multimédia e fazer o carregamento da informação para o lado da Google, o processo de portabilidade será mais fácil, já que é carregada uma cópia com toda a informação.

Leia também | “Não podemos dar acesso aos bons sem dar aos maus”. Facebook escolhe a privacidade

O projeto Data Transfer Project foi apresentado em 2018, com a participação de várias tecnológicas, como a Google, Microsoft, Facebook e Twitter. A transferência de dados para a ferramenta de armazenamento de fotografias da Google é um dos primeiros exemplos, com a empresa de Zuckerberg a indicar que está a trabalhar em mais ferramentas de portabilidade.

Quando esta ferramenta chegar a mais territórios, será possível encontrá-la na área das definições do Facebook, no campo de informações sobre o utilizador.

Facebook. Dar a palavra a quem sabe para mostrar 15 anos de engenharia