Gmail já permite agendar envio de emails. Saiba como o fazer

A Google pode ter dito adeus ao Inbox, um dos seus produtos de email, mas deu outra funcionalidade aos utilizadores: a de poder agendar o envio de emails.

É uma funcionalidade há muito ansiosa por quem usa o Gmail. Até aqui, quem queria utilizar algo do género precisava de recorrer aos serviços do Boomerang, um serviço externo ao Gmail. Com a inclusão desta funcionalidade diretamente no email da Google, deixa de ser necessário recorrer a outro tipo de serviços.

Há várias ocasiões em que dá jeito recorrer a este tipo de soluções: quando não quer que o email fique perdido na confusão de outras caixas de email ou quando não quer ser aquele tipo de pessoas que envia emails de madrugada, por exemplo.

Leia também | Usa Gmail no iPhone? Já pode personalizar ações à vontade

Esta funcionalidade funciona na versão do browser – embora nos Estados Unidos esteja também já disponível na versão mobile. Trata-se de apenas mais um passo na rotina habitual de enviar um email, pelo menos na versão de browser – ao lado do botão de enviar, existe agora uma pequena seta. Com um clique, surge a opção ‘agendar envio’.

A Google permite agendar um email até 49 anos. Há algumas opções já definidas, que sugerem ‘amanhã de manhã’, ‘esta tarde’ ou ‘manhã de segunda-feira’, por exemplo. Também é possível escolher a data e a hora em que pretende que o email seja enviado. No final, é só escolher a opção ‘agendar envio’.

Leia também | Gmail no smartphone agora vai escrever as mensagens por si

Se quiser alterar alguma coisa, a mensagem vai ficar guardada no separador ‘agendado’, no lado esquerdo do ecrã. Pode rapidamente cancelar o envio e voltar a definir a data, se se enganar.

Se utiliza o serviço de email da Google, que assinala este mês 15 anos de vida, aqui ficam algumas sugestões para aumentar a produtividade no envio de emails.

Esta conta de email tem vida curta – tudo para que não deixe rasto online