Vários utilizadores de produtos da Google relataram dificuldades de acesso aos serviços da tecnológica norte-americana. As falhas foram generalizadas, com destaque para a zona da Europa e América do Norte.
A partir das 12h50 desta segunda, alguns dos serviços voltaram ao normal. No decorrer da tarde o site da Google sobre o estado dos serviços já mostrava a normalização dos serviços.
De acordo com o site Down Detector, foram detetados problemas em produtos como o Gmail, YouTube, Google Docs ou a loja de aplicações da Google. O site dá conta de picos de ‘queixas’ e erros na última hora.
A título de exemplo, só no Gmail, foi registado um pico de 1652 queixas a partir das 11h55 desta segunda-feira (hora de Portugal Continental). Sempre que o utilizador tenta atualizar a página do Gmail, recebe a resposta de ‘Erro Temporário’.
No site sobre o estado dos serviços da Google foi possível observar que se tratou de um ‘apagão’ generalizado, com problemas em praticamente todos os serviços, desde as ferramentas de produtividade até à navegação, analítica e pagamentos.
Também o Google Classroom, a ferramenta disponibilizada para as aulas à distância, foi afetada. Com vários países a depender do ensino à distância, devido às restrições que implicam o encerramento de escolas, multiplicaram-se as reações nas redes sociais.
No YouTube, sempre que os utilizadores tentavam aceder ao site recebem uma mensagem de erro, a indicar que “algo correu mal”.
Atualizado às 12h55 para incluir reposição dos serviços.