Testes da SpaceX poderão estar “prontos dentro de dez semanas”, diz Elon Musk

Através do Twitter, Musk reagiu às informações avançadas pelos jornalistas, que apontavam alguma impaciência por parte da NASA relativamente aos atrasos do programa comercial da SpaceX.

Além da construção da nave e toda a logística que rodeia o programa comercial da SpaceX, o grande teste da empresa está ligado à capacidade de conseguir levar em segurança uma tripulação até à Estação Espacial Internacional. Elon Musk tem divulgado uma grande quantidade de informação sobre o estado do projeto da SpaceX, nomeadamente através do Twitter.

Foi através dessa rede social que reagiu aos relatos do jornalista da ARS Technica, meio especializado na área da tecnologia e ciência. Eric Berger partilhou no Twitter que fontes ligadas à NASA indicam que se vive “um modo de pânico total na NASA quando a NASA percebeu que [os testes] de tripulação comercial podem não estar prontos na primeira metade de 2020”.

“O calendário da SpaceX, que já analisei em profundidade, mostra os testes da Falcon & Dragon no Cabo Canaveral e todos os testes concluídos em [cerca] de dez semanas”, afirmou o milionário sul-africano, em resposta.

A NASA tem acordos feitos com a SpaceX e com a Boeing, empresas que estão a trabalhar no desenvolvimento de programas espaciais com fins comerciais.

Novo supercomputador da NASA é mais poderoso e sustentável