Google alerta para risco de instalação manual de apps em telefones Huawei

Huawei mate 30 via Evan Blass
Fonte: Evan Blass

Com os modelos mais recentes da Huawei sem acesso aos serviços da Google, a tecnológica deixou alguns conselhos de segurança a quem pretenda instalar aplicações nos equipamentos.

Sem acesso aos serviços da Google, nomeadamente através da Play Store, os donos de modelos como o Mate 30 da Huawei instalam as aplicações de outra forma. A Google está preocupada com os riscos de segurança desse tipo de práticas, especialmente se os utilizadores não estiverem totalmente seguros sobre a legitimidade das aplicações a instalar.

Numa publicação na área de suporte, a Google responde a um conjunto de questões dos utilizadores sobre a ausência de serviços da tecnológica em alguns modelos da Huawei. A empresa começa por dar algum contexto, indicando que “as ordens governamentais proíbem as empresas americanas, incluindo a Google, de colaborar com a Huawei”. “Isto significa que a Google está impedida de trabalhar com a Huawei em novos modelos ou disponibilizar aplicações como o Gmail, Maps, YouTube, a Play Store e outras de serem pré-carregadas ou descarregadas para os dispositivos”, é possível ler na publicação.

Leia também | Mate 30 poderá ser lançado sem aplicações da Google, avisa dona do Android

A Google indica que os modelos da Huawei disponibilizados ao público depois de 16 de maio de 2019 não podem ser incluindo na lista de modelos a certificar, estando impedidos de usar os serviços da tecnológica. Assim, a Google aconselha os utilizadores cujos equipamentos estejam enquadrados nesta situação a ter atenção redobrada na altura de instalar o que quer que seja no telefone.

Sideloading [instalar de forma manual os ficheiros de apps] as aplicações da Google pode ser um alto risco se se estiver a instalar uma aplicação que tenha sido alterada ou comprometida de alguma forma que possa pôr em risco a segurança dos utilizadores”, indica a empresa.

À BBC, o analista da firma CCS Insight, Ben Wood, indica que esta prática de instalar aplicações em equipamentos da Huawei é arriscada, podendo ter sérias implicações para a segurança dos dispositivos. “Haverá scammers que encontrarão nas dificuldades da Huawei uma oportunidade para introduzir código malicioso nos telefones das pessoas”, avisa Ben Wood.

 

Huawei Portugal cautelosa lança smartphones com (e sem) Google em 2020