Google Fotos deixa de guardar fotos ilimitadas gratuitamente

Google Fotos
Fonte: Google

O serviço Google Fotos vai deixar de ter a opção de guardar fotos ilimitadas sem custos já a partir de 1 de junho. Depois de muitos anos a servir milhões de pessoas, a Google começa agora a cobrar para armazenamento acima dos 15GB.

Era um dos serviços mais populares para quem tem smartphone e, agora, vai ser descontinuado no seu formato gratuito pela Google. A gigante tecnológica vai começar a cobrar no Google Fotos todas as novas fotografias ou vídeos de “alta qualidade” – uma versão com pouco mais de 1 MB que não é a versão original das fotos – quando até aqui o backup era totalmente gratuito de forma ilimitada. O anúncio foi feito no blog oficial da Google e dá como data 1 de junho para o limite entrar em vigor.

O serviço que foi iniciado em 2015 terá agora um limite de fotos e vídeos guardados na cloud de 15 GB e isso inclui também todos os documentos do Google Workspace. Após esse limite, o utilizador será obrigado a pagar pelo armazenamento extra aderindo ao Google One.

Todas as fotos e vídeos desta “alta qualidade” que forem descarregadas antes de 1 de junho não vão contar para esse limite, o que servirá para que utilizadores decidam se querem ou não continuar a usar o serviço. Quem comprar os smartphones Pixel, da Google, ficam isentos de pagarem pelo serviço durante alguns meses.

O serviço gratuito desde o lançamento, em 2015, ajudava a recuperar fotos perdidas, já que ao ser ilimitado permitia um backup constante e permanente que ajudava muitos a verem fotografias do passado mesmo de telemóveis perdidos.

Nova galinha dos ovos de ouro da Google?

A Google explica que a mudança de política “vai-nos permitir acompanhar o ritmo da crescente da procura por armazenamento”. A verdade é que a Google One deverá ganhar um número impressionante de subscritores pagos, já que o Google Fotos atingiu o ano passado mais de mil milhões de utilizadores e previa na altura dentro de pouco tempo chegar aos 2 mil milhões.

Para gerir mais facilmente o conteúdo em backup, a Google deverá apresentar uma ferramenta que vai mostrar as fotos desfocadas ou escuros como sugestão de serem removidas para poupar espaço de armazenamento.

E quanto custa? O preço do Google One mantém-se nos 1,99 euros por mês (ou 19,99 euros por ano) que dá acesso a 100 GB de armazenamento – para 200 GB o preço sobre para os 2,99 euros por mês e 2TB custam 9,99 euros por mês ou 99 euros por ano). Com a modalidade de 1,99 euros a Google diz que espera que mais de 80% dos utilizadores do Fotos não tenham que se preocupar em passar para um novo limite durante três anos.

O Google Fotos sempre teve uma versão paga, para as fotos e vídeos na qualidade original e introduziu recentemente ferramentas de edição para clientes pagos. Também está associado ao Google Fotos um serviço pago de impressão de álbuns de fotos.

Tem uma música presa na cabeça e não sabe o nome? Já pode trautear para o Google