Google recupera de instabilidade que causou problemas no YouTube e Gmail

Google Android programação | Comissão Europeia |
Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann

Este domingo, uma falha no serviço da Google Cloud deixou utilizadores do YouTube, Gmail ou Snapchat “às escuras”. A instabilidade de serviço afetou maioritariamente os utilizadores nos Estados Unidos, mas também há quem tenha tido problemas na Europa.

Muitos utilizadores queixaram-se de dificuldades a aceder a serviços como o YouTube, Gmail, Snapchat, Nest ou Discord, no final do fim-de-semana. Entretanto, a Google já anunciou que conseguiu recuperar desta situação.

A Google disponibiliza serviços de cloud que são utilizados por outras empresas, como o Snapchat ou o serviço de alojamento de vídeo Vimeo, por exemplo. Segundo o site Down Detector, este problema afetou uma grande parte de utilizadores na Costa Leste dos Estados Unidos; na Europa, uma grande parte das queixas estava a ser feita a partir do Reino Unido.

Leia também | Na guerra da cloud, a inteligência artificial é a grande arma da Google

Ao The Verge, a Google justificou esta falha de serviço devido a “altos níveis de congestionamento na costa leste dos Estados Unidos”, acrescentando que pretende levar a cabo uma investigação para perceber como pode melhorar este tipo de serviço.

Além de alojar os seus próprios serviços, onde se conta o G Suite (produto empresarial), o Gmail, YouTube ou Google Drive, a plataforma de cloud da Google é usada por outras empresas de larga escala, como o Spotify, Snapchat, Sony Music, Ubisoft ou a Coca Cola, por exemplo.

 

O arquiteto da próxima mina de ouro da Google