Gulbenkian e MIT vão apoiar ideias que promovam desenvolvimento de competências

computador, email
Fonte: Unsplash

A Fundação Calouste Gulbenkian junta-se ao MIT para um prémio que quer apoiar soluções que promovam o desenvolvimento de competências e aprendizagens.

Em parceria como instituto norte-americano MIT, a Fundação Gulbenkian lança um concurso que quer apoiar soluções tecnológicas que permitam promover o desenvolvimento de qualificações e aprendizagens ao longo da vida, já a pensar no mercado de trabalho pós-covid-19.

Em comunicado, a Gulbenkian e o Solve.MIT notam que a pandemia afetou um mercado de trabalho que já estava em “pleno processo de transformação devido à automação, à inteligência artificial e outras inovações tecnológicas”, notando ainda que o vírus já está a ter “efeitos disruptivos no contexto laboral e empreendedor.”

Perante este cenário, a Gulbenkian e o Solve.MIT, uma das iniciativas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), consideram que é fundamental o desenvolvimento de competências que permitam estar em vantagem no mercado de trabalho, que procurará competências e recursos específicos.

Assim, é lançado o prémio Gulbenkian Award for Adult Literacy , que irá procurar soluções tecnológicas que possam responder ao desafio de bons trabalhos e empreendedorismo inclusivo. A pergunta feita pelo MIT é a de “como é que as populações marginalizadas podem ter acesso e criar bons empregos e oportunidades empreendedoras para si mesmos”.

Está em jogo um prémio global de até 300 mil dólares (cerca de 277 mil euros) para os projetos escolhidos. Além disso, o Solve.MIT assegurará também uma rede de mentoria e acompanhamento dos projetos escolhidos. O Solve.MIT tem vindo a promover soluções de base tecnológica que respondam às questões mais prementes à escala global.

Este ano, associaram-se ao Solve.MIT, como parceiros a Fundação Calouste Gulbenkian, a General Motors, a Andan Foundation, a Vodafone Americas Foundation e a Abu Dhabi Crown Prince Court, para promoverem as melhores soluções para os desafios definidos.

As candidaturas a este prémio devem ser entregues até dia 18 de junho, através do site da iniciativa do MIT.

Comissão Europeia oferece 80 milhões para financiar vacina para vírus