Waymo está próxima das viagens em carros autónomos livres de condutor

Waymo
Fonte: DR

A Waymo, empresa de táxis autónomos, está a avisar os utilizadores de que em breve as viagens vão ser feitas sem humanos ao volante. Até aqui, a empresa conta com um condutor, por razões de segurança.

A empresa está a avisar os clientes através de email, com a comunicação disponível para consulta no Reddit. “As viagens completamente em carros sem condutor estão a caminho” é o título do email, com a empresa a destacar que “com o apoio dos utilizadores tem vindo a testar, ao longo dos anos, a tecnologia de condução autónoma, incluindo carros sem um condutor treinado ao volante”.

Na comunicação aos clientes, a Waymo não dá datas concretas mas promete brevidade. Além disso, indica também algumas das mudanças. “Se for ligado a um carro totalmente autónomo, receberá uma notificação na aplicação a confirmar que o carro não vai ter um condutor treinado”, diz a comunicação. “Vai ver também um botão ‘o que esperar’ na aplicação, onde pode aprender mais sobre as viagens autónomas”.

Leia também | Uber, Waymo e Daimler juntas para perceberem impacto dos carros autónomos na sociedade

De acordo com o site TechCrunch, este email de aviso só estará a ser enviado para os utilizadores que fazem parte do programa de testes da Waymo. Neste momento, a empresa disponibiliza este tipo de testes na zona metropolitana de Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos.

A empresa é uma subsidiária da Alphabet – a empresa-mãe da Google – e disponibiliza serviços de táxis autónomos. Por enquanto, ainda mantém um condutor treinado no carro, por razões de segurança dos passageiros, mas a empresa está interessada em ter uma considerável frota de carros totalmente autónomos.

Em julho deste ano, a Waymo apontava que tinha cerca de mil utilizadores a participar nos testes em carros autónomos.

Waymo quer criar frota de carros autónomos em Detroit