Índia tem planos para ter estação espacial própria em 2030

ISRO India

A Índia está focada na área da exploração espacial – um dos planos agora anunciados está ligado à criação de uma nova estação espacial.

O anúncio foi feito este domingo, pela ISRO (Indian Space Research Organization), que define uma possível data para a entrada em órbita desta nova estação espacial: 2030. Esta nova estação irá juntar-se à Estação Espacial Internacional, lançada em novembro de 1998.

A estação indiana será mais pequena, foi indicado por K Sivan, o responsável da ISRO, com a possibilidade de alojar astronautas durante períodos de tempo entre os 15 a 20 dias.

Leia também | Dos Açores para o espaço. Chegou a Agência Espacial Portuguesa

São esperados mais detalhes sobre este projeto da Índia em breve, mas uma coisa é certa, por agora – a Índia não tem em conta o auxílio de outros países para esta missão.

Ainda este ano, as autoridades indianas querem colocar um missão sem tripulação na Lua, que deverá ser lançada a 15 de julho. Caso tudo corra como planeado, a Índia poderá juntar-se a um conjunto reduzido de potências na área da exploração espacial, dominado pela China, Rússia e Estados Unidos.

Criada em 1962, a ISRO realizou 75 missões espaciais, 46 missões de lançamento e assegurou ainda o lançamento de 51 satélites estrangeiros.

Tem memórias da aterragem na Lua? A NASA quer saber a sua história