Flipboard. Ataque informático expôs dados e palavras-passe de utilizadores

Flipboard app
Fonte: Flipboard

Tentou entrar no Flipboard e o serviço pediu-lhe para mudar a palavra-passe? Não é caso único. O serviço foi alvo de um ataque informático e, por razões de segurança, está a ser pedido ao utilizadores para mudarem os acessos.

Através de um tweet, o Flipboard, serviço que funciona como um agregador de notícias, escolhendo os conteúdos favoritos, revelou que foi atacado. “Identificámos e atuámos recentemente num incidente de segurança. Tomámos medidas para proteger as contas dos nossos utilizadores e salvaguardar os nossos sistemas”, diz o tweet.

“Como medida de precaução, estamos a fazer um reset de forma proativa a todas as palavras-passe dos utilizadores”, avisa o Flipboard. A atividade suspeita terá ocorrido entre 2 de junho de 2018 e o dia 23 de março de 2019. Já em abril, terá sido detetada atividade não autorizada a 21 e 22 de abril.

O Flipboard frisa que esta questão de segurança não terá afetado todos os utilizadores, mas, por segurança, preferiu alterar a password de todas as 145 milhões de contas.

Leia também | Novas falhas de segurança afetam milhões de computadores. Saiba se está vulnerável

O serviço refere que terão sido comprometidos dados como nomes de utilizadores, endereços de email e também palavras-passe. O Flipboard explica que, mesmo com as palavras-passe comprometidas, estas estavam guardadas com algumas medidas de segurança, não estando guardadas em documentos de texto simples.

Ainda assim, o Flipboard não terminou a investigação sobre o ataque, pelo que ainda não há certezas absolutas sobre o número de contas afetadas.

O Flipboard, lançado em 2010, está disponível para Android e iOS, embora também tenha uma versão web. 

 

Há uma maneira rápida de descobrir se alguém roubou a sua conta Netflix