Sonae IM investe em empresa israelita de automação de rede móvel

A Sonae IM decidiu apostar na Cellwize, que oferece produtos e serviços de automação e orquestração de rede para de telecomunicações.

A Sonae Investment Management (Sonae IM, o braço de investimento do grupo), investiu na empresa israelita Cellwize, que é líder global de automação e orquestração de rede móvel. Com este investimento – cujo montante não é referido -, a companhia pode acelerar o seu crescimento e expansão da sua tecnologia de automação e inteligência artificial, particularmente nas novas infraestruturas de 5G, de acordo com o comunicado enviado às redações.

A Cellwize tem “uma solução de otimização e orquestração que reforça a experiência de cliente independentemente do vendedor de equipamento ou tecnologia. À medida que o 5G se torna uma realidade, aportando maior largura de banda e menor latência, serão conectados mais equipamentos às redes móveis do que até agora”.

Esta companhia tem na sua carteira de clientes firmas como a Telefónica, Axiata ou Bell Canada, estando a trabalhar em vários continentes, desde a Europa à América do Norte e Ásia-Pacífico.

Carlos Alberto Silva, diretor executivo na Sonae IM, em comunicado sublinha que: “A Cellwize é um líder tecnológico global e tem sido consistentemente reconhecido pela qualidade e resiliência da sua tecnologia por uma longa lista de operadores ‘tier-1’ de rede móvel”. “A sua arquitetura modular e aberta posiciona a Cellwize como um fornecedor de referência para operadores de rede, num mundo de crescente complexidade da rede móvel”.

O CEO da israelita Cellwize, Ofir Zemer, nota igualmente em comunicado que: “Na Cellwize entendemos que a indústria se encontra num ponto de mudança disruptiva e a entrar numa era de conectividade inteligente, onde a tecnologia vai pensar e responder por nós. A próxima fase de automação vai incorporar ‘machine learning’, tornando as redes ‘self-driving’ mais inteligentes, maximizando as eficiências de custo e melhorando a experiência de cliente”.

Leia também | Apple Card, o cartão de crédito no telemóvel sem taxas que dá dinheiro ‘vivo’

“A Cellwize está pronta para apoiar os operadores de rede móvel na transformação das suas operações, agilizando e automatizando processos, para construir as fundações de operações autónomas”, acrescenta.

O braço do investimento da Sonae tem apostado em investir em empresas tecnológicas, cuja aplicabilidade das soluções pode ser usada em setores como retalho, cibersegurança e telecomunicações. Conta com um portefólio com mais de 25 tecnológicas internacionais e já investiu mais de 120 milhões de euros desde 2014.

Só desde o arranque deste ano, a Sonae IM já realizou, pelo menos, três investimentos. Em janeiro, adquiriu uma posição maioritária na Excellium, líder luxemburguês na área da cibersegurança. No mês seguinte, a Sonae IM, e em conjunto com a capital de risco Gobi Partners, lideraram a ronda de investimento na firma de inteligência artificial ViSenze. Esta ronda de série C nesta tecnológica de Singapura foi no montante total de 20 milhões de dólares.

E a fechar o primeiro trimestre foi anunciada a aposta na CB4, cuja atividade se centra no desenvolvimento de software de inteligência artificial (IA) que visa melhorar a experiência do consumidor. Liderada pela Octupus Ventures, a ronda de financiamento série B de 16 milhões de dólares contou com a participação da Sonae IM e dos investidores existentes, Sequoia Capital e Pereg Ventures.