O Instagram vai disponibilizar em Portugal ferramentas que permitem apoiar os negócios locais.
A partir desta quarta-feira, dia 6 de maio, a rede social Instagram passará a disponibilizar uma funcionalidade chamada ‘Gift Card‘, que está focada na pequenas e médias empresas (PME).
Através de comunicado, é indicado que esta funcionalidade pretende ser uma “uma forma facilitadora de as empresas receberem ajuda dos clientes mais fiéis” para enfrentar este contexto de pandemia, que criou vários desafios às empresas portuguesas.
“Agora, as empresas que já estão presentes no Instagram podem adicionar ao perfil um botão de apelo à ação – ‘Action Button’ – ou ainda, publicar um sticker ‘Gift Card’ nas Stories [histórias]“, explica a rede social. Assim, quando os utilizadores carregarem neste botão, que ficará alojado no perfil da empresa na rede social ou através de uma Story, são encaminhados diretamente para o site, onde pode ser adquirido o cartão de oferta para o negócio.
É necessário cumprir alguns requisitos para ter acesso a esta funcionalidade no perfil, nomeadamente ter uma conta definida como empresarial ou de criadores. É também preciso escolher um parceiro para poder ter acesso a esta ferramenta. No site de ajuda do Instagram, em Portugal estão disponíveis como parceiros o Gift Up! e o SumUp.
Além disso, a funcionalidade de angariação de fundos, que até aqui só estava disponível só no Facebook, chegou também ao Instagram.
“É inspirador ver com as nossas comunidades do Facebook estão mais unidas do que nunca para oferecer suporte àqueles que mais precisam, incluindo pequenas empresas locais, que são a alma dos bairros e cujo futuro para muitos é incerto. Estas novas ferramentas que estamos a apresentar facilitam quem quer ajudar estas empresas que estão a sentir os efeitos da crise, e que precisam mesmo de ajuda para manter o negócio ativo”, explica Irene Cano, Diretora Geral do Facebook em Espanha e Portugal.
“As PME são a parte mais importante da economia e uma parte muito importante da nossa comunidade do Instagram. Sabemos que a crise do covid-19 é um grande desafio para muitos deles e queremos ajudar a que mantenham – e fortaleçam – a sua relação com os clientes. A comunidade do Facebook sempre esteve próxima das PME, especialmente agora durante a crise do Covid-19, e por isso, esperamos que as pessoas demonstrem o seu apoio às pequenas empresas que tanto precisam.”
Tiktok já não é só para jovens – também é onde marcas querem estar