Instagram lança ferramentas para evitar ataques de ‘phishing’

Instagram | Report+
Foto: Erik Lucatero / Unsplash

A rede social Instagram acrescentou uma nova funcionalidade às opções de segurança, criada para que os utilizadores possam distinguir os emails reais do Instagram.

Os ataques de ‘phishing’ estão a aumentar e os emails que imitam a correspondência de empresas estão a ficar cada vez mais reais. Com o intuito de ajudar os utilizadores a distinguir o que são as comunicações verdadeiras de esquemas de ‘phishing’, o Instagram criou um novo campo na área da segurança, onde vai guardar todos os emails enviados aos utilizadores. A ideia é que possa comparar qualquer email recebido na sua caixa de entrada com as comunicações legítimas da rede social.

Leia também | Facebook continua a dominar, mas Instagram e WhatsApp ganham força em Portugal

O Instagram vai guardar os emails que forem enviados no prazo de 14 dias, indica a empresa, acrescentando que a ferramenta ainda pode demorar algum tempo a chegar às opções de segurança dos utilizadores.

A funcionalidade irá dividir os emails guardados em duas categorias: emails de segurança e outros. Assim, acedendo através desta localização, situada nas opções de segurança, poderá clicar à vontade nos endereços.

Roubo de palavras-passe já atingiu 940 mil utilizadores este ano