Roubo de palavras-passe já atingiu 940 mil utilizadores este ano

A conclusão é da empresa de segurança Kaspersky, que aponta que 940 mil utilizadores já terão sido vítima de roubo de passwords, um número consideravelmente mais alto, em comparação com os números registados no ano passado. 

A empresa indica que o uso de malware para roubo de palavras-passe cresceu consideravelmente. “Cerca de 940 mil utilizadores já foram vítimas deste tipo de ataques, um aumento de 60% em comparação com o primeiro semestre de 2018”, indica a Kaspersky, através de comunicado. 

A informação relatada dá ainda conta dos países mais afetados por este tipo de malware: Rússia, Índia, Brasil, Alemanha e Estados Unidos. O malware em causa permite obter os dados diretamente a partir do navegador dos utilizadores, usando vários tipos de técnicas. 

Leia também | O homem que está a resolver o problema que nem a Apple e a Google conseguem

“Os utilizadores estão cada vez mais ativos e contam cada vez mais com a Internet para realizar as tarefas do dia-a-dia. Isto torna os seus perfis digitais mais lucrativos para os hackers, pois estão repletos de informações pessoais que serão posteriormente utilizadas para vários fins”, indica Alexander Eremin, investigador da Kaspersky, citado em comunicado. “Ao armazenar com segurança as suas credenciais, os consumidores podem utilizar os serviços online com a confiança de que as suas informações não serão colocadas em risco”. 

Na galeria acima, reveja alguns conselhos para proteger a sua palavra-passe.

Hacker de 18 anos encontra falha em escolas que expôs milhões de alunos