Primeiro bairro criado por impressoras 3D está a nascer no México

O mundo da impressão 3D está a dar corpo ao primeiro bairro impresso neste tipo de equipamentos. A organização sem fins lucrativos New Story lidera o projeto, que quer imprimir 50 casas, no México.

A New Story pretende criar a primeira comunidade com casas impressas em 3D, para alojar famílias desfavorecidas, em Tabasco, no México. A ideia é que estas casas possam apoiar famílias com baixos rendimentos.

A organização está a colaborar com a Icon, que contribui com o conhecimento de impressão 3D. As casas estão a ser impressas recorrendo à impressora 3D Vulcan II da Icon, nota o site Tech Radar. A New Story indica que são precisas 24 horas para imprimir uma casa.

Leia também | Investigadores de Aveiro fazem espumas de cortiça em impressão 3D para isolamento

Neste momento, já terão sido impressas duas casas, mas a ideia é que o bairro possa chegar até às 50 habitações. As casas vão ter cerca de 46 metros quadrados, com dois quartos, uma sala, cozinha e casa de banho – e as famílias que ocuparão estas casas vão ter uma palavra a dizer no design.

A empresa relata que, como a zona de Tabasco está associada a atividade sísmica, as casas precisarão de ser resistentes a estes fenómenos e ainda capazes de enfrentar chuvas intensas. No site da New Story, a organização tem marcadas viagens para acompanhar as “impressões”, mas indica que, por razões de confidencialidade, não poderão ser partilhadas mais informações sobre o desenvolvimento do projeto.

 

Impressão 3D de pele e ossos vai ajudar a levar humanos a Marte