A partir do próximo mês, a aplicação independente do Instagram, a Direct, criada exclusivamente para o envio de mensagens, vai desaparecer.
A aplicação Direct foi criada em dezembro de 2017, com Portugal entre os países onde a aplicação foi disponibilizada em modo de teste, antes do lançamento global.
A ideia do Instagram era a de explorar o mercado em crescimento das mensagens trocadas através da rede social, esperando que a aplicação independente para mensagens fizesse concorrência a outros produtos. Pouco mais de dois anos depois, o Instagram põe fim à curta vida desta app. O fim desta aplicação foi detetado por Matt Navarra, que acompanha a indústria das redes sociais, e alguns utilizadores da versão Android.
Através do Twitter, Navarra partilhou um aviso da aplicação Direct, que indica aos utilizadores o fim desta aplicação, que sempre teve como intuito competir com o Snapchat. O aviso refere que “a Direct vai desaparecer”, indicando ainda que todas as conversas que estejam guardadas nesta aplicação vão transitar automaticamente para o Instagram.
Instagram is already killing its standalone Direct messaging app? @mosseri ? pic.twitter.com/sr0c90PzEc
— Matt Navarra (@MattNavarra) May 15, 2019
Para se diferenciar, a Direct apostava nas mensagens e comunicação através de fotografias, numa aplicação onde a câmara e os filtros tinham primazia. Se a ideia soa familiar é normal, já que o Snapchat foi a principal inspiração.
Mas esta não era a única semelhança com uma aplicação de redes sociais. Com a decisão de ‘matar’ a aplicação e integrar tudo no Instagram, a Direct vai fazer um trajeto muito semelhante ao Messenger do Facebook, que com o passar dos anos já teve várias ‘vidas’ no universo da rede social.
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