Instagram põe fim a aplicação para as mensagens privadas

A partir do próximo mês, a aplicação independente do Instagram, a Direct, criada exclusivamente para o envio de mensagens, vai desaparecer.

A aplicação Direct foi criada em dezembro de 2017, com Portugal entre os países onde a aplicação foi disponibilizada em modo de teste, antes do lançamento global.

A ideia do Instagram era a de explorar o mercado em crescimento das mensagens trocadas através da rede social, esperando que a aplicação independente para mensagens fizesse concorrência a outros produtos. Pouco mais de dois anos depois, o Instagram põe fim à curta vida desta app. O fim desta aplicação foi detetado por Matt Navarra, que acompanha a indústria das redes sociais, e alguns utilizadores da versão Android.

Através do Twitter, Navarra partilhou um aviso da aplicação Direct, que indica aos utilizadores o fim desta aplicação, que sempre teve como intuito competir com o Snapchat. O aviso refere que “a Direct vai desaparecer”, indicando ainda que todas as conversas que estejam guardadas nesta aplicação vão transitar automaticamente para o Instagram.

Para se diferenciar, a Direct apostava nas mensagens e comunicação através de fotografias, numa aplicação onde a câmara e os filtros tinham primazia. Se a ideia soa familiar é normal, já que o Snapchat foi a principal inspiração.

Mas esta não era a única semelhança com uma aplicação de redes sociais. Com a decisão de ‘matar’ a aplicação e integrar tudo no Instagram, a Direct vai fazer um trajeto muito semelhante ao Messenger do Facebook, que com o passar dos anos já teve várias ‘vidas’ no universo da rede social.

 

Quer saber quem andou a ver o seu perfil no Instagram? Esta aplicação diz-lhe