Microsoft ‘ressuscita’ o browser Internet Explorer

Internet Explorer

Durante a conferência de programadores BUILD, a tecnológica anunciou quais as novidades que vão chegar ao browser Edge.

Longe vão os tempos em que a Microsoft dominava no mundo dos browsers e o Internet Explorer era o navegador de internet mais usado em todo o mundo. Com o passar dos anos, e também fruto da concorrência do Chrome e do Firefox, o famoso IE foi perdendo terreno até ser substituído pela própria Microsoft.

Em 2015, com a chegada do Windows 10, chegava também um novo browser: o Microsoft Edge. Agora há até uma versão do navegador que é baseado no mesmo motor do Google Chrome [Chromium] e que é destinada acima de tudo para programadores –  e é nesta versão que a empresa está a anunciar novas funcionalidades.

A maior novidade está no ‘ressuscitar’ do Internet Explorer. Os utilizadores vão ter a possibilidade de abrir um separador dedicado do IE, que vai estar capacitado para executar tudo o que ainda esteja otimizado para este browser entretanto já descontinuado

O objetivo com esta novidade é ajudar programadores, empresas e gestores de tecnologias da informação a centralizarem os trabalhos de desenvolvimento, sobretudo se ainda tiverem de suportar sistemas e aplicações antigas (chamadas de legacy). 

Leia também | Nova versão do Opera para Android dá acesso a VPN ilimitada

A Microsoft também vai adicionar uma nova camada de privacidade ao Edge. Na nova versão do navegador, os utilizadores vão poder escolher entre três perfis de privacidade: Sem Restrições, Equilibrado e Restrito. Dependendo daquele que escolher, o navegador vai bloquear menos ou mais rastreadores que existem nos sites que o utilizador visita.

Este formato poderá permitir também uma navegação online mais flexível: optar, por exemplo, pelo modo Sem Restrições quando está a visitar sites que conhece e ativar o modo Restrito quando está em páginas web que lhe são desconhecidas.

Uma terceira grande funcionalidade que vai chegar ao Edge chama-se Coleções. Esta opção vai funcionar como um agregador e gestor dos conteúdos que encontra na internet e a Microsoft adiantou também que esta opção terá integração com as ferramentas da suite de produtividade Office, para que os conteúdos possam ser transferidos de forma mais simples.

Esta aplicação é uma viagem nostálgica até ao Windows 95