As 10 invenções mais intrigantes de 2018

invenções

Dos comprimidos programáveis, às botas que geram energia, estas são as inovações tecnológicas mais fora do vulgar eleitas pelo MIT Tech Review.

Tecnologias inovadoras têm havido muitas nos últimos tempos, bem como novos gadgets com cada vez mais funcionalidades e tecnologia associada. Nem só de smartphones dobráveis, computadores, automóveis e trotinetes elétricas vive a inovação.

Daí que a publicação do famoso centro de inovação MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Boston), a Tech Review, ter feito a sua lista das tecnologias emergentes, algumas que vêm mesmo de trabalhos académicos da base de dados arXiv.

Sinapses artificiais
Uma sinapse eletrónica artificial mais rápida e eficiente do que aquelas que temos no nosso cérebro foi desenvolvida por investigadores do US National Institute of Standards and Technology. As novas sinapses artificiais (que reúnem múltiplos sinais e transmitem impulsos elétricos) conseguem ‘disparar’ vários milhões de vezes mais rapidamente informação do que as que temos no cérebro, embora usando mil vezes menos de energia). O avanço pode tornar estas sinapses alternativas válidas aos transístores, para criar novos chips que funcionem como cérebros humanos. Podem ser fulcrais para tornar a inteligência artificial mais eficaz.

Remédios anti-envelhecimento
Um ensaio clínico de medicamentos chamados ‘Inibidores mTOR’ descobriu estes medicamento melhora os sistemas imunitários de pessoas idosas, podendo expandir a sua esperança média de vida. Outro ensaio está a testar medicamentos que eliminam as células que fazem os corpos envelhecer e a deixarem de funcionar.

Conheça a youtuber de 10 anos que faz música espacial eletrónica

Aviões elétricos sem partes móveis
Em vez de ter hélices, esta aeronave usa propulsão eletrodinâmica, com um campo elétrico de alta voltagem que gera iões e os acelera, criando o que os especialistas chamam de ‘vento iónico’ que movimenta o avião para a frente.

Comprimidos programáveis
Um novo circuito de ADN consegue descodificar os impulsos químicos complexos que células usam para indicar que estão danificadas ou sob ataque. Ao conseguir colocar esta inovação em comprimidos, vai permitir em breve que os comprimidos ativem o medicamento apenas quando detetam o sinal certo, tornando-os bem mais eficazes em infeções.

Comunicação entre cérebros
A equipa que construiu um aparelho que faz a comunicação entre cérebros já em 2015, expandiu essa comunicação agora para três pessoas, melhorando assim a experiência de transmitir pensamentos diretamente a outras pessoas.

Ver através de paredes com Wi-Fi
Um smartphone normal pode ser usado para seguir pessoas por trás de uma parede sólida, graças ao Wi-Fi. Isto é possível já que há uma distorção nos sinais de Wi-Fi transmitidos quando há um movimento que muda o campo eletromagnético e é, assim, possível perceber as posições e ações de alguém.

Comunicações quânticas seguras via satélite
Criptografia quântica inviolável foi usada para encriptar uma videoconferência entre a China e a Austria. É uma das formas em como a China está a liderar a corriga global a desenvolver técnicas de comunicação quântica que prometem trazer maior segurança à transmissão de dados pela internet.

Telemóveis que fotografam um milhão de frames por segundo
Uma nova forma de processar dados da câmara de um telemóvel permite extrair múltiplos frames por cada exposição, o que melhora os frames mais eficazes até 1 megahertz, embora seja só a preto e branco. Ou seja, qualquer smartphone pode ir usar este truque de processamento de imagem para tornar imagens a alta velocidade e com qualidade notável.

Eletrónica comestível
Circuitos eletrónicos descartáveis, impressos em papel solúvel – como tatuagens temporárias – já estão a ser desenvolvidos e podem ser acrescentados em breve a comida e medicamentos, para monitorizar os efeitos na saúde de cada um.

Botas que geram energia
Cada passo que se dá com estas botas geram corrente elétrica. Como? Cada vez que pisamos o chão, apertamos sequências de mercúrio e amealhamos energia armazenada no tacão, o suficiente para carregar pequenos aparelhos eletrónicos como um telemóvel.