Watson da IBM ajuda aplicação da Weather Channel a lançar alertas de gripe

O sistema Watson, desenvolvido pela IBM, foi integrado na aplicação de meteorologia da Weather Channel, para que os utilizadores saibam quando está a chegar a época da gripe.

A integração das capacidades analíticas do supercomputador Watson na aplicação meteorológica é um dos exemplos daquilo que a análise de dados pode fazer. Tanto a versão para Android como para iOS da aplicação contam com a ferramenta Flu Insights, que pretende avisar os utilizadores quando a época da gripe estiver a chegar em força.

Weather Channel, IBM
Fonte: IBM e Weather Channel

A ideia é que o Watson possa traçar um plano da evolução de 15 dias da gripe em determinadas localizações, consoante a localização do utilizador. Trata-se de uma experiência pensada para o mercado norte-americano, numa parceria com a cadeia farmacêutica CVS.

Na aplicação, o Watson indica qual o grau de risco relativamente à gripe: se elevado, moderado ou fraco. Além disso, a experiência inclui também algumas dicas de prevenção para que os utilizadores possam tomar medidas para evitar a propagação da gripe nesta época do ano.

IPMA lança aplicação virada para avisos meteorológicos