Nesta galeria pode encontrar 9 truques para melhorar o seu ‘binge watch’ no Netflix | 1. Fazer pedidos de conteúdos específicos | O Netflix tem uma página onde os utilizadores podem fazer três sugestões de conteúdos que gostavam de ver na plataforma. Basta passar neste link e deixar os seus ‘desejos’.
2. Controle o gasto de dados | Ver uma hora de Netflix em alta resolução pode gastar perto de 3GB de tráfego, o que não é ideal se estiver a usar o seu plano de dados. Nas opções das aplicações móveis, no separador Definições de Reprodução, vai encontrar uma opção para limitar o consumo mobile.
3. Mudar tipologia da letra das legendas | Não é fã do formato das legendas que a Netflix define? Nas opção do seu perfil vai encontrar uma opção que lhe permite mudar a tipologia da letra, a cor e o tamanho.
4. Uma extensão que dá mais informação | Se usar o Netflix na versão web, pode instalar a extensão Enhancer para o navegador Google Chrome. Quando passar com o rato por cima de uma série ou filme, vai ver comentários e classificações de outros utilizadores sobre essas produções. No final também pode deixar o seu veredicto.
5. Avançar e recuar de forma rápida | Já que estamos a falar do Netflix na versão para computador, fique a saber que pode usar o teclado para avançar ou recuar de forma rápida na visualização de um conteúdo. Basta carregar na tecla Shift+seta direita (para avançar) ou Shift+seta esquerda (para recuar).
6. Outro atalhos | Também no computador, pode carregar na tecla M para silenciar a reprodução de conteúdos e na tecla F para lançar a reprodução do vídeo em ecrã cheio.
7. Tenha sempre algo novo para ver | Já não sabe o que ver no Netflix? Experimente um serviço como o Netflix Roulette. Basta definir alguns parâmetros que ajudam a direcionar melhor as sugestões e ver o que lhe calha na rifa.
8. Não esquecer o modo offline | O Netflix é um dos serviços ‘rei’ do streaming, mas nada como descarregar um filme ‘à antiga’ para levar consigo quando a internet não está disponível. Use o modo offline da aplicação para ter consigo os seus conteúdos preferidos.
9. Controle o Netflix com a sua voz | Hey Google, que tal uma sessão de House of Cards para esta noite? Se já tiver o assistente digital da gigante norte-americana pode configurar o serviço na aplicação Home e depois controlar a experiência de utilização através da voz (em inglês).
Partilha a password da Netflix uma vez e de repente gera-se toda uma cadeia de pessoas que tira partido de um serviço pago por um único utilizador. Se já não sabe a quantas anda, há uma forma de perceber o que é que estas pessoas andam a ver e como as retirar da lista de acessos.
Há quem partilhe a password e faça as contas ao final do mês, é certo, mas também há quem se aproveite. E isto ainda acarreta uma preocupação de segurança: é sabido que muitas pessoas usam os mesmo dados de acesso (email e password) para vários serviços. Se a sua conta de Netflix tem a mesma password que o acesso ao Facebook ou email, se calhar não é muito boa ideia que circule livremente entre amigos e conhecidos.
No caso da Netflix, há duas maneiras de perceber como está a ser usada a sua conta. Vá até ao ecrã inicial da Netflix e escolha Conta. Depois disso, pode ir até ‘Atividade recente de streaming em dispositivo’.
É a partir daí que encontra uma lista de data e horas de acesso, endereços IP, localizações e ainda tipo de acesso (navegador web, telefone Android, iPhone, etc). Se tem vários perfis na conta, a vantagem é que aqui consegue ter uma visão geral de todos os perfis. A opção mais fácil, para recomeçar do zero, é fazer log out de todos os dispositivos. Também convém fazer uma mudança de password depois disto, para garantir que não há acessos ilegítimos.
A outra maneira é através do relatório onde mostra aquilo que está a ser visto. Se há alguma coisa que foge demasiado ao padrão, é muito provável que tenha sido feito através de um acesso mais estranho.
De qualquer forma, o ideal é que faça este tipo de verificações de forma regular, para garantir que não há surpresas neste campo…