Salvou o mundo do WannaCry. Agora vai ser condenado até 10 anos de prisão

Marcus Hutchins | WannaCry | Ransomware
Marcus Hutchins ficou conhecido na comunidade de segurança informática por ter encontrado o 'kill switch' para o ransomware WannaCry. Foto: MalwareTech Blog / Twitter

Especialista de segurança informática britânico enfrenta agora uma pena de prisão por causa de um malware que criou ainda antes da crise do WannaCry.

Marcus Hutchins ficou mundialmente conhecido em 2017 depois de ter encontrado a solução que parou um dos piores ataques informáticos de sempre, o ransomware WannaCry, e que afetou mais de 200 mil computadores em 150 países, incluindo em Portugal. Mas agora o ‘herói’ vai ser condenado por crimes que cometeu antes desse episódio.

O britânico, também conhecido na comunidade de hackers como Malware Tech, declarou-se como culpado, na sexta-feira passada, perante as acusações de ter criado e vendido o software malicioso Kronos, que foi usado nos anos de 2014 e 2015 em ataques informáticos contra clientes de bancos.

Segundo a publicação Motherboard, as duas acusações que recaem sobre Marcus Hutchins podem resultar numa pena de prisão de até 10 anos e numa multa de até aos 500 mil dólares.

Leia também | Portugal quer regras mais amigáveis para hackers e caçadores de bugs

No seu blogue pessoal, o ‘herói do WannaCry’ diz que está arrependido das suas ações e que aceita “total responsabilidade pelos erros”. “Desde que cresci, tenho usado de forma construtiva os mesmos conhecimentos que usei de forma errada durante vários. Vou continuar a dedicar o meu tempo para manter as pessoas seguras de ataques de malware”, adiantou ainda.

Depois de ter parado o ransomware WannaCry em maio de 2017, ao descobrir o mecanismo que impedia a propagação do software malicioso, Marcus Hutchins foi detido em agosto do mesmo ano nos EUA, depois de ter estado no país para participar na DEF CON, uma das maiores conferências mundiais de cibersegurança.

Na primeira vez que marcou presença em tribunal, o britânico declarou-se como não culpado. Não ficou detido, mas teve de pagar uma fiança para sair em liberdade e ficou a viver em Los Angeles desde então.

São portugueses, hackers de elite e recebem milhares pelas suas descobertas