Netflix foi a aplicação que mais faturou no iPhone. Mas isso vai acabar

A gigante dos conteúdos por streaming fez uma pequena alteração na sua aplicação para iOS que vai ‘roubar’ dezenas de milhões de dólares à Apple.

A Netflix foi a aplicação que mais faturou no sistema operativo móvel da Apple: segundo a consultora Sensor Tower, foram 853 milhões de dólares em 2018. Deste valor, 256 milhões terão ido para a marca da maçã, relativos à percentagem que a tecnológica fica com transações que são feitas dentro do seu ecossistema móvel, escreve o TechCrunch.

Mas daqui em diante tudo será diferente. Agora já não é possível inscrever-se e subscrever o Netflix diretamente na aplicação para iOS – os utilizadores são reencaminhados para o site da empresa. Como a transação deixa de ser feita através da app do sistema operativo, a Netflix não está obrigada a partilhar parte das receitas com a Apple.

É uma mudança grande que a Netflix assumiu de vez no final de 2018, depois de ter testado o sistema ao longo do ano em mercados selecionados. Estima-se que até à data o Netflix no iOS já tenha gerado mais de 1,5 mil milhões de dólares e que a Apple tenha ficado com 450 milhões de dólares.

Leia também | O streaming (e a Netflix) não estão a matar as salas de cinema

Apesar de polémica, a decisão da Netflix segue aquela que parece ser uma nova tendência de mercado. A Epic Games, editora responsável pelo jogo sensação Fortnite, preferiu não distribuir o título diretamente na loja de aplicações do Android, evitando assim a partilha de receitas com a Google.

A Apple ainda não comentou publicamente a decisão da Netflix, mas sabe-se que a gigante tem uma ‘resposta’ na manga: 2019 é o ano em que a empresa deverá lançar o seu próprio serviço de streaming a nível global, passando a ser concorrente direta da Netflix.

Estas são as melhores séries na Netflix para quem gosta de ficção científica e tecnologia