NASA arranca o ano com três novos passeios espaciais

Christina Koch e Jessica Meir, astronautas norte-americanas da NASA que fizeram a primeira spacewalk totalmente feminina Crédito: NASA

A NASA já revelou alguns dos pontos da agenda de janeiro. A agência espacial vai arrancar 2020 com três passeios espaciais, em que dois deles serão inteiramente compostos por mulheres.

Os três passeios espaciais serão divididos ao longo deste mês, com transmissão em direto na Internet. Estas “caminhadas” no exterior da Estação Espacial Internacional permitirão concluir as melhorias às baterias e ainda terminar algumas reparações, indica a NASA, através de comunicado.

Com a NASA cada vez mais interessada em mostrar a presença feminina no mundo espacial, é ainda frisado que dois destes passeios serão apenas compostos por mulheres, com as astronautas Jessica Meir e Christina Koch a liderar o passeio de 15 e 20 de janeiro.

Leia também | NASA mostra protótipo de avião totalmente elétrico

No caso da astronauta Jessica Meir, estes passeios marcarão a segunda e terceira experiência fora da Estação Espacial Internacional. Já Christina Koch, a detentora do recorde de mulher que mais tempo consecutivo passou no Espaço, estes serão o quinto e sexto passeio da carreira.

Quase no final do mês, a dia 25, será tempo de o astronauta da NASA Andrew Morgan e Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, saírem da Estação Espacial Internacional para terminar a instalação do AMS, um novo aparelho de arrefecimento.

A NASA já indicou que irá assegurar a transmissão em direto dessas caminhadas espaciais, através do site da agência. 

 

Para o infinito e mais além. Os cientistas portugueses da NASA