NASA mostra protótipo de avião totalmente elétrico

Fonte: NASA

A NASA pode ser mais conhecida pelas missões espaciais, mas também há quem esteja a trabalhar em versões de aeronaves elétricas. O X-57, um avião elétrico, é a mais recente experiência a sair do laboratório de aeronáutica.

Tem como nome X-57 ‘Maxwell’ e é um avião completamente elétrico, adaptado a partir de um modelo de origem italiana. A NASA revelou as primeiras imagens desta experiência, que estará a ser desenvolvida no laboratório de aeronáutica já desde 2015. Nesta primeira apresentação, a NASA traçou já uma espécie de calendário sobre o projeto, indicando que o X-57 ainda precisará de pelo menos mais um ano de trabalho até fazer os primeiros testes de voo.

A agência norte-americana recorreu a baterias de lítio desenhadas especificamente para este modelo de avião. Este modelo é a experiência mais recente da NASA, que tem criado no seu laboratório vários modelos recordistas – desde o Bell X-1, o primeiro avião supersónico a quebrar a barreira do som, até ao avião experimental X-15, que teve um papel de destaque no percurso da NASA.

Leia também | Novo supercomputador da NASA é mais poderoso e sustentável

Além de ser o primeiro avião totalmente elétrico da NASA, o X-57 é ainda o primeiro projeto a ser desenvolvido na linha X no espaço de vinte anos.

O ‘Maxwell’ é apresentado numa altura em que várias empresas privadas tentam avançar no desenvolvimento de aviões elétricos. Os resultados conseguidos pela NASA com o X-57 poderão ser mais tarde utilizados para desenvolver parâmetros para a indústria, em várias áreas, como a eficiência energética ou a segurança.

Consoante o desenvolvimento deste projeto, a NASA aponta que este avião poderá ser usado para voos de curta distância, assegurando o transporte de um número reduzido de passageiros.

NASA mostra imagem detalhada do centro da galáxia e promete mais descobertas