NOS e Deloitte fecham parceria para tornar as cidades mais inteligentes

Operadora e consultora fecharam parceria para o desenvolvimento de soluções para a implementação de cidades inteligentes no país.

A NOS e a Deloitte Portugal fecharam uma parceria para a criação de uma oferta conjunta na área das cidades inteligentes para o desenvolvimento deste tipo de soluções no mercado nacional para áreas como mobilidade, ambiente, energia, comunicações, água ou resíduos.

“A NOS tem uma perspetiva abrangente da tecnologia 5G e quer pô-la ao serviço das empresas, das instituições públicas e dos cidadãos. Nesse contexto, o desenvolvimento desta parceria virá contribuir para demonstrar as nossas soluções, produtos e o valor em casos que, em conjunto com os municípios e entidades públicas, podemos trazer a Portugal”, refere Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS com a área empresarial.

A parceria traduz-se na implementação de “Centros de Comando da Cidade, que funcionam como um sistema operativo do ecossistema urbano, integrando todos estes domínios. As equipas especializadas destes Centros funcionam de forma coordenada, dirigindo um esforço adequado na resposta a cada ocorrência, alinhado com as equipas de operacionalização no terreno.”

A transformação das cidades em cidades inteligentes tem um enorme potencial ao nível de criação de retorno de investimento, bem como na redução da pegada de carbono, segundo um estudo recente da Deloitte junto a 100 cidades a nível mundial, de cerca de 54 mil milhões de euros.

“O número de cidades (e até de países) que implementaram ou estão a avançar com planos integrados para cidades inteligentes aumentou drasticamente nos últimos anos, estando a Deloitte envolvida em mais de uma centena de projetos de transformação digital de cidades em todo o mundo. Portugal não é uma exceção. É preciso apostar numa estratégia nacional e numa forte coordenação intermunicipal”, Miguel Eiras Antunes, líder global da prática de Smart City, Smart Government & Local Government da Deloitte, citado em nota de imprensa.

Como será a mobilidade nas cidades em 2030? Continental faz futurismo