O que mudou em 30 anos de Web? Pessoas dizem sentir-se mais informadas e ligadas

computador, portátil, PC

No dia em que se assinalam os 30 anos da World Wide Web, a Cisco publica um estudo sobre o uso que as pessoas fazem da rede e quais são as maiores ambições para as próximas décadas. O que é que a Internet veio mudar? O acesso à informação e educação estão no topo da lista.

A Cisco colocou as mesmas perguntas a 11 mil pessoas, em 13 países da Europa, Médio Oriente e África: que possibilidades é que a Internet proporcionou e o que é que esperam que a web ainda vá proporcionar? Possibilitar “um melhor acesso à educação” figura no topo da lista de ambições para o futuro da Internet (63%), imediatamente seguido pela opção de “um melhor acesso à saúde” (57%).

Os inquiridos revelam que, nos últimos 30 anos, o principal aspeto que a Internet mudou foi a capacidade para as pessoas se manterem atualizadas e informadas, com 74% das respostas. Segue-se o entretenimento (71%) e a capacidade para “manter contacto com a família e amigos” (70%).

Quando se pergunta qual a indústria que mais beneficiou com as potencialidades da Web, há um claro vencedor: a indústria do entretenimento, com 39%, logo seguida pela indústria financeira (31%).

Leia também | Web Foundation vai pôr o globo a construir a cronologia dos 30 anos da Web

O impacto mais popular da invenção da World Wide Web foi mesmo a capacidade para conectar pessoas (39%), dizem os inquiridos, logo seguido pela comunicação otimizada e pelas novas formas de aprendizagem, ambas com 35%.

No dia em que se assinalam os 30 anos do ‘colocar’ em papel a visão de Tim Berners-Lee para uma rede que pudesse partilhar a partilha de conteúdos e avanços científicos, há uma clara resposta neste inquérito. Os milhares de inquiridos revelam que mais de um terço das pessoas não consegue imaginar a sua vida pessoal sem Internet (39%).

A Web foi feita de muitas primeiras vezes, reconhece a Cisco: o primeiro website pertencia ao CERN, criado em 1990. Mas a Internet também tem possibilitado outro tipo de facilidades na vida, incluindo a de encher o estômago: em 1994, a web foi usada pela fazer um pedido de pizza através da Internet.

30 anos depois, a internet está estragada. E agora?