Procura de serviços cloud da Microsoft cresceu 755% com a pandemia

A tecnológica vai fazer alguns ajustes a serviços como o Teams ou à rede Xbox, para enfrentar este aumento da procura.

A Microsoft está a enfrentar um significativo aumento da procura de serviços cloud devido ao contexto de pandemia que o mundo atravessa. Com mais pessoas em isolamento, alguns dos serviços da tecnológica americana estão a crescer a olhos vistos – a plataforma Teams, por exemplo, já ganhou 12 milhões de utilizadores devido ao teletrabalho.

Mas não é a só a Teams que está a crescer. Conforme explica uma publicação no blog da Microsoft, ao longo da última semana a tecnológica tem visto “um aumento de 775% dos serviços de cloud em regiões que estão e isolamento”. A Microsoft refere que áreas como a Europa do Norte, Europa Ocidental, Sul do Reino Unido, França, Leste da Ásia, Sul da Índia ou Sul do Brasil são as regiões de maior crescimento. Também a área de Virtual Desktop tem crescido – a tecnológica refere que, na última semana, o uso desta ferramenta mais do que triplicou. A nível governamental, também o uso de ferramentas Power BI para partilhar dados sobre a covid-19 com os cidadãos aumentou 42% numa semana.

Com este significativo aumento da procura de serviços, a Microsoft aponta algumas estratégias para garantir a continuidade do serviço. Já tinha sido anunciado que seria dada prioridade a organizações ligadas à área da saúde e segurança, para garantir que os serviços estão disponíveis para quem mais precisa neste momento de crise. Tendo em conta a definição dos critérios de prioridade, a Microsoft refere que vai ainda fazer algumas mudanças aos serviços para garantir que não há impacto nos restantes clientes e evitar congestionamentos que impeçam o acesso a serviços.

Assim, na Teams, a Microsoft refere que está a ajudar temporariamente algumas ferramentas, como a “frequência com que é averiguada a presença de um utilizador, o intervalo em que é mostrado quem é que está a escrever a resolução de vídeo”. A empresa garante ainda que “estes ajustamentos não vão ter um impacto significativo na experiência diária dos utilizadores finais”.

Já nos serviços da Xbox Live, a Microsoft refere que “está a monitorizar ativamente a performance e as tendências de uso para garantir que os serviços estão otimizados para os jogadores em todo o mundo”. Respondendo a preocupações sobre se os serviços da Xbox estão a ter um impacto da capacidade total da cloud Azure, a tecnológica refere que está a tomar “passos proativos”. Assim, serão desativadas de forma temporária as imagens de jogadores personalizadas, imagens de grupo ou fundos de grupo, para conseguir retirar algum peso dos serviços da Microsoft.

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