As incríveis promessas de Elon Musk para 2019, da Tesla ao espaço

Elon Musk
Fonte: DR

Elon Musk é conhecido como visionário e excêntrico. As suas promessas nem sempre chegam a ver a luz do dia, mas todos ou ouvem com atenção. Para 2019, o líder da Tesla e do SpaceX traçou já metas e desejos ambiciosos.

O que Elon Musk faz ou escreve no Twitter facilmente torna-se notícia. Amado por uns e odiado por outros, o fundador da Tesla e do SpaceX (entre outras empresas), teve um 2018 tão complicado quanto polémico, ao ponto de perder o cargo de chairman da Tesla (mantém-se como CEO).

Entretanto, para enfrentar 2019 a Tesla tem dois novos membros no seu conselho de administração, Kathleen Wilson-Thompson, executiva do Walgreens Boots Alliance e perita em recursos humanos, e o amigo de Musk, Larry Ellison, multimilionário da Oracle.

Supercarregadores por toda a Europa
A rede de Supercarregadores da Tesla vai chegar a 100% da Europa, promete Musk para 2019. Da Irlanda e Kiev, da Noruega à Turquia, incluindo Grécia e Roménia. Musk promete ainda que haverá Supercarregadores “um aumento significativo” dentro das cidades, bem como em colaboração com responsáveis de prédios para adicionar carregamentos em edifícios”.

Neste momento existem 11583 estações de carregamento da rede de Supercarregadores Tesla espalhados pelo mundo, um crescimento exponencial nos últimos anos, mas ainda longe do objetivo da marca de ter 18 mil até ao final de 2018. Sobre África, Musk prometeu um crescimento das estações de carregamento em 2020.

A Gigafábrica 3 da Tesla na China
A empresa de Musk vai abrir em breve uma nova fábrica, a sua primeira na China. As obras começaram em dezembro e o investimento no novo espaço em Xangai ascende aos dois mil milhões de dólares, com a nova fábrica a ocupar 85 hectares (864 mil m2) e deverá ter uma capacidade inicial de produção de 250 mil carros elétricos por ano (irá produzir Model 3 e o ainda por estrear Model Y, um pequeno SUV).

Elon Musk anunciou no Twitter que vai visitar nos próximos meses as obras. A China continua a ser o maior mercado mundial de automóveis elétricos e representam 17,2% das vendas globais da empresa (em 2018 a Tesla vendeu dois mil milhões de dólares em automóveis na China). Atualmente a Tesla leva as unidades dos EUA para a China, o que tem um custo elevado que deverá crescer com o aumento de impostos graças à guerra comercial entre EUA e China.

Elon Musk: Existem 70% de hipóteses de ir viver (e morrer) para Marte

SpaceX testa a nova Starship
Já no que diz respeito à SpaceX, Musk admitiu recentemente mudanças significativas de design e nomenclatura, nomeadamente nos veículos espaciais. O Big Falcon Rocket (BFR) que é reutilizável passou a chamar-se Starship (uma referência ao Star Trek) e o veículo inicial de primeira geração chama-se agora Super Heavy. O testes de voos devem começar já nos próximos meses, no Texas, admitiu recentemente Musk, que espera fazer uma apresentação técnica do projeto do veículo espacial Starship, em março ou abril, já depois dos testes.

Há já movimentações no Texas que mostram o nariz do novo veículo, que ganha um aspeto mais elegante e futurista, como Musk sempre quis. Certo é que o líder da SpaceX espera ver humanos em Marte dentro de seis a nove anos.

Boring Company com túneis públicos?
Outra das empresas de Musk, a Boring Company, fez um teste significativo já em dezembro em Los Angeles no que diz respeito aos chamados túneis subterrâneos de um conceito criado por Elon Musk, chamado Hyperloop. O teste perto do campus da SpaceX, enviou algumas unidades Tesla Model X em modo autónomo por um túnel de quase dois quilómetros a 241 km/h. A empresa espera agora que, em 2019, comece a construção do primeiro tubo subterrâneo para uso público.

O que não foi propriamente uma promessa, mas não deixou de aparecer nas notícias nos últimos dias foi o facto da Tesla ter tornado possível que os seus modelos façam, em certas circunstâncias (como fazer o pisca), o som de flatulência (ou como diz o dicionário Priberam: “ventosidade que sai do intestino pelo ânus”). Mais um pormenor peculiar da Tesla, possível graças ao facto do seu software poder ser atualizado com frequência nos seus automóveis, como se atualiza o sistema operativo de um smartphone.