Durante a tarde desta quarta-feira, redes sociais como o Facebook, Instagram ou serviços de mensagem como o Messenger ou WhatsApp estiveram em baixo. Já durante a madrugada, o Facebook anunciava a recuperação dos serviços.
Os problemas afetaram maioritariamente os utilizadores na região da Europa e nos Estados Unidos – segundo a informação que era possível ver no site DownDetector. Por lá, os utilizadores apresentavam as queixas, ligadas principalmente ao carregamento e visualização de imagens na plataforma.
A maior parte das queixas estava ligada ao Instagram – com um grande foco nas imagens, a rede social perdeu muito do seu propósito durante esta falha. No pico das queixas, o Downdetector apontava mais de 14 mil queixas ligadas ao Instagram e cerca de 7500 comentários relacionados com o Facebook.
Leia também | A cada segundo são criadas cinco contas no Facebook
À uma da madrugada, hora de Portugal continental, o Facebook anunciava, através do Twitter, que os serviços estavam recuperados na totalidade. “Algumas pessoas e negócios tiveram problemas a fazer o carregamento e envio de imagens, vídeos e outros ficheiros através das nossas aplicações e plataformas. A questão já foi resolvida e estamos a funcionar a 100%”, indicou a empresa de Mark Zuckerberg, no Twitter, pedindo desculpa por qualquer inconveniência.
Earlier today, some people and businesses experienced trouble uploading or sending images, videos and other files on our apps and platforms. The issue has since been resolved and we should be back at 100% for everyone. We're sorry for any inconvenience.
— Facebook (@facebook) July 4, 2019
Durante este tempo, em que os utilizadores não conseguiam visualizar imagens, foi possível ver a inteligência artificial usada para classificar imagens a funcionar.
No feed de notícias do Facebook, com as imagens a não serem carregadas, era possível ler as pessoas etiquetas colocadas pela IA – ‘flores’, ‘cerca de cinco pessoas’, ‘criança’. etc.
Leia também | Telegram ganhou três milhões de utilizadores durante falha do Facebook
Com várias empresas e negócios a utilizar o Facebook – afinal, os anúncios são a maior fonte de rendimento da empresa – não foi indicado se haverá indemnizações para os negócios que não conseguiram utilizar a rede social normalmente, aponta a Reuters. Em março, durante a maior falha técnica dos 15 anos do Facebook, a empresa afirmou que estaria a considerar indemnizações aos anunciantes pelo tempo de inatividade.
As falhas na utilização do serviço não são caso único nas redes sociais, mas o problema de funcionamento desta semana marca a terceira falha de longa duração, este ano.
Porque é que Facebook e companhia têm tido tantas falhas? É segredo (mas há teorias)