ReplyASAP. A aplicação que é o sonho dos adultos e o terror dos adolescentes

O conceito da aplicação é muito simples: faz com que o smartphone dos mais novos fique completamente bloqueado até que respondam aos seus pais.

É um clássico da relação entre pais e filhos: os primeiros ligam, os segundos não atendem. Os pais voltam a ligar, os filhos voltam a não atender. A situação nem sempre é de emergência, mas há casos dava mesmo jeito ter um sistema que obrigasse o destinatário a dar ‘sinais de vida’.

Foi esta situação que levou Nick Herbert a criar a aplicação que é o sonho dos adultos e o terror dos adolescentes. A ReplyASAP é uma ferramenta de comunicação que bloqueia o smartphone dos mais novos e só desliga assim que há uma interação do destinatário.

Exemplo: O filho devia ter chegado a casa às 17 horas, mas são 22 horas e não tem respondido aos contactos dos pais. Uma mensagem enviada pela ReplyASAP faz com que a mensagem de emergência apareça no smartphone do destinatário e toque em volume alto, mesmo que dispositivo esteja em silêncio.

Leia também | Miúdos portugueses (e os pais) já têm o YouTube Kids

O smartphone só para de tocar quando alguém interagir com a aplicação – adiar a mensagem por três minutos ou cancelar. Independentemente da escolha, quem enviou a mensagem saberá que alguém a viu e que mexeu no equipamento.

Apesar de a app ter sido pensada para os pais estarem em contacto com os filhos, também pode funcionar no sentido inverso: aqueles filhos que nunca conseguem falar com os pais à primeira também podem recorrer à ReplyASAP

Por agora a aplicação de Nick Herbert só está disponível para o sistema operativo Android e apesar de ser de instalação gratuita, a sua utilização implica uma ativação que é paga na app.

40 aplicações que tem mesmo de instalar no seu smartphone