Telefone Android novo? Cinco definições que vai querer mudar já

Tem um smartphone novinho e está na fase de personalização? Há cinco definições que pode mudar rapidamente, que vão ajudá-lo em vários aspetos, desde poupança de bateria até à prevenção em caso de perda.

Há todo um mundo de telefones Android no mercado, com vários utilizadores a apontarem a capacidade de personalização e grande variedade de preços e modelos diferentes como algumas das principais vantagens.

Poupe mais bateria

Assim que tira o seu novo telefone Android da caixa e passa pelas fases iniciais de configuração, poderá reparar que há uma panóplia de funcionalidades ativas, desde localização, Wi-Fi, rotação automática e muito mais. Muitas destas funcionalidades vão consumir a pouca bateria que o seu telefone tem assim que sai da caixa.

Normalmente, a luminosidade estará colocada no máximo. Pode ajustar esta definição para um nível que seja mais confortável – tanto para os seus olhos como para a sua bateria. Habitualmente, os Android têm um atalho para gerir estes parâmetros. Desligar o modo automático na luminosidade também vai ajudar.

Os telefones Android costumam ainda ter outra opção que poderá ajudar: o modo de otimização de bateria, que está disponível nas definições no telefone (mas atenção que isto só está disponível a partir do Android 9). Basicamente, o sistema operativo faz uma análise às definições que tem no telefone e vai dizer-lhe que alterações pode fazer para poupar a sua bateria.

Mantenha o seu ecrã inicial sem tralha

Se faz parte daquele grupo de pessoas que prefere um ecrã inicial arrumadinho, sem demasiados ícones, há algo que pode fazer para arrumar a casa antes de fazer qualquer processo de instalação de aplicações. Por defeito, sempre que instala alguma app, o ícone surgirá no ecrã inicial – a menos que mude esta indicação.

Para isso, basta tocar durante algum tempo numa parte livre do ecrã e ir até às definições do ecrã principal. Encontrará uma opção que indica “adicionar ícone ao ecrã principal”. Se indicar que não quer isto ativo, as novas aplicações não ficarão com o ícone no primeiro ecrã. Poderá criar atalhos, mais tarde, ou arrumar tudo em pastas, por exemplo.

Leia também | 16 aplicações para instalar no seu Android novo

Prepare-se para perdas

Todos os telefones têm a possibilidade de localização, em caso de perda ou de roubo. Assim, tem uma estratégia para localizar o seu telefone ou bloqueá-lo à distância, por exemplo. Pode ler mais sobre o assunto aqui. Para ter uma solução caso desconheça o paradeiro do seu telefone, pode ir até às definições e procurar uma opção parecida com “localizar o meu dispositivo”. Assim que isto esteja ativo, poderá localizar o seu telefone Android.

Caso precise, poderá encontrar rapidamente o seu telefone através do site Android.com/find: o site mostrará onde o seu telefone foi visto pela última vez e tem ainda acesso a um conjunto de funcionalidades, como fazer o telefone tocar ou até bloqueá-lo remotamente.

Ative o modo escuro

É uma das grandes novidades da versão mais recente do Android. O modo escuro não só ajuda a cansar menos a visão, mas também permite poupar alguma bateria, conforme confirmaram alguns estudos.
Caso tenha a versão mais recente do Android, basta ir até às definições e procurar por modo ou tema escuro. Assim, ficará com as principais definições e aplicações com um fundo escuro.

Leia também | Modo escuro do Gmail está a chegar ao Android e iOS

Atenção ao som

Se tem o telefone sempre com som e ligado à Internet, nem sempre é agradável acordar a meio da noite com sons de notificações de redes sociais ou mensagens. Já há algum tempo que os telefones têm o modo “Não incomodar”, que ajuda a definir quando é que não pretende ser incomodado.

Pode fazer esta alteração rapidamente, através das definições ou até tocando no ícone de lua, que habitualmente está nos atalhos. Depois de definir isto, pode programar horas para isto funcionar, garantindo que as chamadas e mensagens serão silenciadas.
Caso se sinta mais seguro, pode criar uma lista de notificações ou contactos que são importantes e que podem contornar esta proibição de não incomodar.

 

Estes são os melhores truques para fazer a sua Internet parecer mais rápida