Nesta galeria pode ficar a conhecer dicas essenciais do Google Chrome | Escolher um tema: A Google mudou recentemente o aspeto do Chrome, mas se quiser levar a personalização mais além, pode sempre escolher entre os vários temas disponíveis do Chrome. Para o fazer, basta abrir as definições, pesquisar temas e partir para a loja da Google, onde são disponibilizados vários temas para personalizar o browser.
Som do separador: não há nada mais chato do que estar a navegar com vários separadores abertos e, de repente, ser perturbado por um vídeo automático aleatório. Para cortar o pio a qualquer som indesejado, basta clicar com o botão direito do rato no separador pretendido e clicar em ‘desativar som do separador’.
Atalhos: o Chrome tem uma série de atalhos muito úteis para auxiliar na navegação. ‘Ctrl+1-8’ vai permitir navegar entre os diferentes separadores abertos, pela ordem em que estão. ‘Ctrl+9’ vai levá-lo diretamente para o último separador aberto; ‘Ctrl + H’ vai abrir o histórico de navegação; ‘Ctrl + J’ abre a pasta de downloads e ‘Ctrl+K’ coloca o cursor diretamente na Omnibox. ‘Ctrl +T’ vai abrir um novo separador; já ‘Ctrl+Shift+T’ abre novamente o último separador fechado.
A Omnibox é uma parte inteligente do Chrome: se escrever na barra de endereços uma conta simples, vai receber logo o resultado, sem precisar de abrir alguma coisa. Também serve para conversões de moedas, de medidas, etc.
Fixar separadores mais usados: se tem um conjunto de separadores que não convém apagar, basta clicar com o botão direito do rato no separador e clicar em ‘fixar separador’.
Desativar pedidos de notificações:
se está farto de pedidos de notificações de diferentes sites, pode dizer ao Chrome, através das definições (vá até às definições e pesquise notificações) para depois bloquear esses pedidos.
Instalar plugins: na loja do Chrome, é possível encontrar todo um conjunto de plugins e extensões que pode adicionar ao seu navegador, para as mais diversas funções.
Utilizador gestor de tarefas do Chrome: para ver que separadores estão consumir mais memória, por exemplo, pode utilizar o gestor de tarefas do Chrome: basta usar o atalho ‘Shift+Esc’. Também pode ir até às definições do Chrome, ‘mais ferramentas’ e encontrar o gestor de tarefas.
O Chrome é o browser mais utilizado do mundo e, habitualmente, até se atualiza sozinho. Após ter descoberto uma vulnerabilidade, que ainda continua a explorar de forma ativa, a Google pede aos utilizadores para atualizarem o browser assim que possível.
Através do Twitter, um dos engenheiros responsáveis pela área de segurança do Chrome, Justin Schuh explicou quais as implicações desta vulnerabilidade. A versão do Chrome que deve ser instalada é a 72.0.3626.121, disponível no blog da Google, que já fornece uma correção para este problema.
A Google pede aos utilizadores que fazem a atualização e refere ainda que a vulnerabilidade poderá afetar mais os utilizadores dos sistema operativo Windows, especificamente quem usa a versão de 32-bit do Windows 7.
Se costuma deixar o Chrome fazer a atualização por si, de forma automática, e não se recorda de como o pode atualizar, precisa de ir até às definições do Chrome, clicando nos três pontos no canto superior direito e escolhendo atualizar. Se não vê esta opção, será sinónimo de que tem a versão mais recente do Chrome. Para finalizar, encerre todas os separadores do Chrome e reinicie o browser.