Waymo da Google lança primeiro serviço comercial de táxis-robô

A empresa considerada a mais evoluída na condução autónoma está a testar pela primeira vez um serviço comercial com táxis-robô em Phoenix. O seu nome: Waymo One.

A condução autónoma, ou os chamados carros-robô, são uma das promessas tecnológicas com maior potencial revolucionário dos últimos tempos. A Waymo, empresa que pertence à Alphabet (e Google), deu esta semana mais um passo importante no objetivo de ter carros-robô a funcionar em pleno nos próximos anos com um serviço ao estilo Uber, mas sem condutor.

O serviço de táxi-robô lançado esta semana em Phoenix chama-se Waymo One e embora seja um marco importante para a tecnologia da condução autónoma, há algumas ressalvas. Embora opere nas estradas públicas de Phoenix, o serviço e a respetiva app não estão disponíveis para todos. Para já, a empresa indica que os primeiros a usar o serviço são pessoas de Phoenix que já experimentaram os carros autónomos da Waymo noutras oportunidades.

O primeiro programa na cidade envolveu dar oportunidade a habitantes de Phoenix de experimentaram o seu automóvel autónomo em 2017 (mais de 400 participaram) e, esses mesmo, vão ser os primeiros clientes do novo serviço Waymo One. A empresa que pertence à Google vai continuar a recrutar habitantes na cidade fazendo esse primeiro teste, para que depois possam entrar no novo serviço comercial de boleias em carros-robô.

“Os habitantes de Phoenix vão ajudar-nos a testar as primeiras funcionalidades do Waymo One, antes de abrirmos a plataforma para que possa ser usada por todo o tipo de públicos”, explicou o CEO da Waymo John Krafcik na página da empresa na plataforma Medium.

 

Agora e pela primeira vez os utilizadores do Waymo One vão poder partilhar de forma pública as suas opiniões sobre o serviço e podem trazer amigos e usar o serviço de forma perfeitamente livre.

Elon Musk: Existem 70% de hipóteses de ir viver (e morrer) para Marte

Como funciona o serviço Waymo One

O serviço vai estar disponível numa área específica em Phoenix (nas zonas de Chandler, Tempe, Mesa e Gilbert), durante 24 horas por dia e 7 dias por semana. O serviço vai-se expandir lentamente por novos bairros e subúrbios na área de Phoenix ao longo do tempo.

A nível da app, os passageiros vão ver estimativas do preço da viagem programada antes de aceitar a viagem com base em fatores como o tempo e a distância até o destino, tal como já acontece com serviços como a Uber.

Como é um serviço piloto, os ocupantes vão poder fazer perguntas através da app ou da consola do carro diretamente a um funcionário do Waymo.