Paddy Cosgrave vai mudar-se durante este ano para Lisboa e com ele chegam a Portugal novos eventos e um novo e maior escritório da Web Summit, que já tem 200 nomes, de responsáveis da Xbox, ao PayPal, passando pela Microsoft, Hulu e pelo presidente do Gana.
A equipa da Web Summit dedicou esta semana para novos anúncios, a pouco mais de seis meses do início da conferência de empreendedorismo que vai ficar, pelo menos, mais uma década em Portugal. Não é por acaso que o irlandês Paddy Cosgrave, o CEO e fundador de um dos maiores eventos mundiais em tecnologia e empreendedorismo, chegou domingo a Portugal para um périplo de reuniões, anúncios e decisões nesta nova etapa com Lisboa como centro de operações da Manders Terrace Limited, a empresa que gere não só a Web Summit, mas outros eventos, de Hong Kong (RISE) a Toronto (Collision).
O primeiro anúncio da semana relativamente à Web Summit foi feito ontem no Twitter de Paddy Cosgrave: a equipa da Web Summit está à procura de espaços em Lisboa para um novo e muito maior centro de congressos do que a FIL. Não conseguimos obter respostas sobre se esse facto já estava no acordo (não divulgado) com as autoridades portugueses para a presença do evento por mais uma década ou se o projeto de expansão da FIL não está a correr bem. Só se sabe que Paddy esteve com o maior construtor e operador de conferências a nível mundial em busca de novos locais, algo que pode apresentar ao governo português e ao município lisboeta com um eventual plano de viabilidade económica.
Leia também | Jovens, estudantes e com licença para esmiuçar o cérebro de Paddy Cosgrave
Esta terça-feira ficámos a conhecer os primeiros 200 oradores da Web Summit 2019, que se realiza em Lisboa de 4 a 7 de novembro. O evento deste ano estará mais focado em videojogos, streaming e moda. Alguns dos nomes em destaque são os seguintes:
● Anna Gedda, CSO of H&M
● Sri Shivananda, CTO of PayPal
● Randy Freer, CEO of Hulu
● Brad Smith, President of Microsoft
● Gillian Tans, CEO of Booking.com
● Phil Spencer, CEO of Xbox
● Vladamir Klitchko, founder of Klitchko Ventures GmbH
● Julia Goldin, CMO of Lego Group
● Elie Seidman, CEO of Tinder
● Kristen Garcia Dumont, CEO of MZ
● Adam D’Angelo, Co-founder, Quora
● Laura Miele, Chief Studios Officer of Electronic Arts
● Peggy Johnson, Executive Vice President, Business Development of Microsoft
● Jessica Spence, CCO, Carlsberg
● Juliet de Baubigny, Senior Partner, Kleiner Perkins
● Katia Bassi, CMO of Lamborghini
● Mike Isaac, Technology Reporter, New York Times
● Nana Akufo, President of Ghana
Os temas escolhidos para este ano (videojogos, streaming e moda) vão estar ainda com maior destaque no evento, indica a Web Summit num comunicado enviado ao Dinheiro Vivo, além de incluir pela primeira vez os CEO do Hulu (serviço de streaming) e da Xbox.
Facebook fecha página do líder da Web Summit sobre impostos na Irlanda
A chamada MoneyConf 2019, conferência de fintech, que se realiza pela primeira vez em Lisboa – transita de Dublin -, vai passar de dois para três dias e deixa de se realizar em junho e será no mesmo período da Web Summit – terá um palco acessível a todos. Confirmado no evento está o CTO do PayPay, uma fintech japonesa (curiosamente, em Portugal, a empresa madeirense ACIN tem um serviço com o mesmo nome). À margem haverá um evento privado (Venture) só para convidados, com “alguns dos investidores mais influentes do mundo”, indica a organização. Confirmados estão os seguintes investidores:
● Mike Maples, Founding Partner of FLOODGATE
● Pat Grady, Partner, Sequoia Capital
● Andrei Brasoveanu, Accel Partners, Partner
● Dharmash Mistry, General Partner of Lakestar
● Chetan Puttagunta, General Partner, Benchmark Capital
● Tony Zappala, Partner at Highland Capital Partners a
● Tim Draper, Founder of Draper Associates
● Sebastian Schmincke, Partner, Creandum Simon
● Tara Reeves, Partner of OMERS Ventures
● Christian Nagel, Partner and Co-founder of Earlybird
A organização anuncia ainda alguns eventos denominados “secretos”, por serem privados e só acessíveis por convite, que se realizam dois dias antes da Web Summit. O seu acesso será exclusivo para as 500 startups mais promissores em “início de vida”. Os fundadores destas startups farão parte de atividades diferentes à volta de Lisboa.
Novos escritórios para novos funcionários
Nesta nova vida da Web Summit (e eventos associados) em Lisboa, a empresa Manders Terrace Limited está à procura de um novo escritório que possa acolher 50 a 100 funcionários permanentes – nesta altura ocupam um espaço no Rato com 10 pessoas.
Hábitos tech: Paddy Cosgrave, o fã da Apple que dorme de smartwatch