YouTube desativa comentários em quase todos os vídeos que têm crianças

YouTube
Foto: REUTERS/Beawiharta

A plataforma de vídeos diz que esta mudança dramática de posicionamento é para evitar “comportamentos predatórios”.

“Os passos importantes que partilhamos hoje são críticos para manter os jovens seguros”. É desta forma que o YouTube justifica uma alteração gigante na sua plataforma – quase todos os vídeos que têm menores vão ficar com a secção de comentários desativada.

“Sabemos que os comentários são uma parte importante da experiência do YouTube e da forma como se ligam e aumentam a vossa audiência”, lê-se ainda no comunicado publicado no blogue da plataforma dedicado aos criadores.

A decisão do YouTube surge pouco tempo depois de ter sido descoberto que havia uma rede de pedofilia a operar na rede social da Google – e que chegou mesmo a levar ao encerramento de mais de 400 canais.

Mas a Google pretende ir mais longe na proteção dos seus utilizadores e vai também lançar uma nova ferramenta de classificação de comentários, que é mais eficaz na remoção de comentários que não se enquadram nos termos de utilização do YouTube. “Vai detetar e remover duas vezes mais comentários individuais”.

Leia também | Miúdos portugueses (e os pais) já têm o YouTube Kids

Apesar desta ação dura, o YouTube vai permitir que alguns canais que têm vídeos com menores de idade mantenham a secção de comentários aberta, apenas e só se for identificado como um canal de baixo risco e desde que os responsáveis se comprometam a fazer uma moderação manual dos comentários.

“Vamos trabalhar com estes canais diretamente e o nosso objetivo é aumentar este número ao longo do tempo à medida que a nossa capacidade para apanhar comentários violentos continua a melhorar”.

Estes são os youtubers mais influentes em Portugal