Astrónomos detetam ondas de rádio vindas de fora da Via Láctea

Um conjunto de astrónomos detetou emissões de rádio misteriosas, cuja origem poderá vir de um ponto além da Via Láctea. Os cientistas estimam que estes sinais tenham sido emitidos a partir de uma localização que estará a 1,5 mil milhões de anos-luz da Terra.

Para conseguir percecionar estas ondas de rádio, os cientistas usaram o telescópio da experiência CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment). Ao todo, foram detetados 13 momentos de ruído rádio, com este marca a ser anunciado na revista Nature, dedicada a investigação científica.

Os astrónomos estimam que estes ruídos possam representar picos de energia até 25 milhões de vezes mais intensos que o Sol. As ondas de rádio foram detetadas às frequências mais baixas já registadas, entre os 400 MHZ e 800MHZ. Neste momento, o próximo passo dos astrónomos dedicados a esta investigação passa por conseguir detetar repetições destes sinais, para perceber se se trata de um padrão ou não.

Quanto maior for o número de repetições, mais perto estarão os astrónomos de conseguir perceber quais podem ser as origens destes sons detetados.

Leia também | Sonda da NASA começa a desvendar os mistérios de Ultima Thule

Os cientistas detetaram estes momentos de comunicação externos à Via Láctea em vários momentos, durante um período de três semanas entre julho e agosto de 2018. Segundo a imprensa especializada, o projeto CHIME ainda não estaria em todo o seu potencial, durante este período, o que indica que ainda haverá muito para explorar neste campo.

Ficam no ar as dúvidas sobre o que é que pode ter originado estes ruídos. De qualquer forma, os cientistas referem que estes 13 momentos de ruído detetados podem ser mais comuns do que se pensa – a questão é que só ainda não as conseguíamos ouvir.

Para o infinito e mais além. Os cientistas portugueses da NASA