YouTube bloqueia comentários em dezenas de milhões de vídeos e fecha 400 canais

YouTube |
Foto: REUTERS/Dado Ruvic

Plataforma de vídeos da Google está a tentar conter e eliminar uma alegada rede de pedofilia que operava no site.

Dezenas de milhões de vídeos com a secção dos comentários bloqueada. Um total de 400 canais eliminados. Entrega de comentários às autoridades. Esta foi a resposta do YouTube aos relatos da existência de uma rede de pedofilia na plataforma.

O alerta foi dado pelo youtuber Mark Watson, que diz ter investigado uma rede de pedofilia soft-core que era distribuída através dos algoritmos de recomendação do YouTube. Watson garante que em poucos cliques conseguia chegar a vídeos de crianças nos quais havia comentários de pedófilos e que deixavam mensagens secretas entre si.

Leia também | Rewind 2018 é o vídeo com mais ‘não gosto’ da história do YouTube

A resposta das empresas que investem não se fez tardar: Disney, Nestlé e Epic Games estão entre as marcas que decidiram cancelar as suas campanhas de publicidade na plataforma depois da polémica ter estalado.

Na primeira resposta oficial sobre o caso, a plataforma de vídeos da Google já disse que vai devolver o dinheiro às empresas cujos anúncios surgiram em vídeos associados a este caso.

Além das medidas tomadas, o YouTube diz que ainda há mais para ser feito e que vai aumentar a sua equipa para manter a plataforma e os seus utilizadores seguros.

YouTube celebra 14 anos com Artigo 13 à espreita. ‘Should I stay or should I go?’