Conheça a youtuber de 10 anos que faz música espacial eletrónica

youtuber

Aos 10 anos, Caitlin Hewins tornou-se numa DJ conhecida por fazer música eletrónica com dados da Estação Espacial Internacional. 

A música eletrónica é presença habitual em festas rave, clubes noturnos da moda em Ibiza ou em discotecas, mas a jovem inglesa Caitlin Hewins não tem idade para entrar em nenhum destes espaços. Aos dez anos, seria mais habitual vê-la em festivais infanto-juvenis. Mas a paixão de Caitlin é mesmo música eletrónica e já não é de agora.

Desde (ainda mais) tenra idade, já a jovem youtuber abanava o ‘capacete’ ao ritmo dos sintetizadores. Essa febre é uma paixão partilhada pelo pai que tem ajudado a filha a desenvolver o seu talento. Foi assim que nasceu a chamada Music Machine Mad. Começou como um projeto para a escola e depressa se tornou no ponto de partida para o canal de YouTube, que tem o mesmo nome e já superou os mil subscritores.

O sintetizador modular que criaram está instalado dentro de uma cómoda e graças a esta invenção, qualquer pessoa pode usar os conceitos básicos dos sintetizadores tocando ritmos, frequências e variações. Caitlin gosta de experimentar sons novos, incluindo alguns parecidos com o som das baleias.

Sonda da NASA lançada em 1977 chega ao espaço interestelar

A família vai acrescentando módulos a esta máquina musical o que exige a instalação de um novo sintetizador em cada um deles. O pai de Caitlin, Gavin, combina seu trabalho como engenheiro aeronáutico com a coordenação de aulas extracurriculares nas quais ensina programação.

A paixão de pai e filha levou-os a mostrar o seu trabalho em vários eventos e a sua música chegou, entretanto, ao espaço. Caitlin recolheu dados da Estação Espacial Internacional e acabou por usar para criar uma linha de sons baixo no seu sintetizador. Ou seja, fizeram uma espécie de música espacial.