Cartão de Cidadão online tem “fragilidade de segurança”, alerta programador

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    Renovação do Cartão de Cidadão online está disponível desde dia 20. Programador João Pina testou serviço e aponta fragilidades, apesar da facilidade do processo

    É um dos programadores portugueses mais lidos e respeitados. João Pina é conhecido pelo nome de “código” Tomahock – é assim que aparece no Twitter, onde tem mais cinco mil seguidores – e apareceu nas notícias por ter criado serviços utilitários como o fogos.pt, que indica num mapa as zonas onde há incêndios no país e o janaodaparaabastecer.vost.pt, quando houve problemas de abastecimento nas bombas de combustíveis – também criou por altura das greves dos comboios o suprimidos.pt.

    Numa altura em que a pressão sobre os serviços do Estado tem estado elevada – especialmente nas Lojas de Cidadão -, a renovação do Cartão de Cidadão online, disponível desde o passado dia 20 junho, promete aliviar a máquina do Estado. Ainda na sexta-feira, testámos os agendamentos para renovação do Cartão de Cidadão, onde os tempos de espera nas zonas de Lisboa e Porto podem chegar a quatro e cinco meses.

    Neste contexto, o programador responsável de uma startup portuguesa João Pina renovou no passado sábado o seu Cartão de Cidadão e pedimos-lhe alguns comentários não só na ótica do utilizador, mas também do experiente programador que é. “Fiz tudo no telemóvel, usando a Chave Móvel Digital, a que já tinha aderido há uns meses”, explica o programador. O processo funcionou bem e pareceu-lhe simples. “Tudo correu como era expectável e correu bem”, explica. No entanto, o facto de “apenas deixar receber a confirmação do processo por SMS é uma fragilidade de segurança”, alerta João Pina, citando um estudo de uma empresa de anti-vírus conhecida sobre este tema.

    Além disso, “a escolha do local de levantamento devia ter mais informações – dão uma lista com os acrónimos dos locais e eu não sei (nem tenho de saber) onde fica cada um”, adianta. Também “devia ter um mapa ou algo associado para ser mais fácil escolher onde queremos levantar o Cartão de Cidadão”.

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    E o que é a Chave Móvel Digital?

    É um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro. Também permite, de acordo com o Governo, que o cidadão, português ou estrangeiro, possa assinar eletronicamente e de forma segura documentos em vários formatos.

    O executivo indica que é possível já usar a Chave Móvel Digital nos seguintes serviços: no ePortugal (portal onde se pode renovar o Cartão de Cidadão); Instituto dos Registos e Notariado, I.P.; Segurança Social; Autoridade Tributária e Aduaneira; Portal SNS; Millennium BCP; Novo Banco; IMT; Registo Criminal Online; Activobank; ADSE; EDP Comercial; entre outros.

    Amanhã publicamos uma análise do programador João Pina sobre as fragilidades e conselhos para melhorias na Chave Móvel Digital.