Huawei Mate X. Chegou o primeiro smartphone dobrável 5G

Huawei Mate X
Huawei Mate X

A Huawei apresentou esta tarde, em Barcelona, o primeiro smartphone com ecrã dobrável e que já inclui 5G. O ecrã, aberto, ainda é maior do que o Samsung Fold. Chega a meio do ano por 2299 euros (a Portugal deve chegar mais para o final do ano). A guerra dos smartphone dobráveis está ao rubro.

Depois de vários produtos em portáteis e Wi-Fi 5G para a casa, chegou o momento por que todos esperavam. A Huawei apresentou mesmo o seu primeiro smartphone com ecrã dobrável no seu evento de Barcelona, poucos dias depois da Samsung ter apresentado o seu Fold.

O Mate X tem uma solução diferente do Samsung Fold, com o ecrã a dobrar para fora e com uma solução diferente de dobradiça e de funcionamento do ecrã, que não tem notch nem o chamado furo para a câmara ou punch hole. Além disso, tem 8 polegadas de ecrã na versão inteira, mais do que os 7,3″ do Fold da Samsung. O modelo permite usufruir de três ecrãs e tem quatro câmaras ou lentes traseiras que funcionam também como câmaras selfie.

O 5G já está disponível no Mate X, com caraterísticas únicas a nível de potência (combina o 4G e 5G) diz a Huawei, que garante que tem no Mate X o modem 5G mais rápido do mundo usando o Balong 5000 associado ao processador Kirion 980. Tem o dobro da velocidade em 5G dos rivais, garante a Huawei – carrega 1GB de filme em três segundos. A tecnologia 5G também melhora a privacidade e segurança, explicou o CEO da empresa chinesa, Richard Yu.

A dobradiça do Mate X tem mais de 100 componentes, demorou três anos a ser desenvolvida e coloca o telefone, mesmo dobrado, com apenas 11mm de espessura, contra 17mm do Samsung Fold. Só tem uma cor, Interstellar Blue e é incluída uma capa para proteção total do ecrã.

O Mate X tem Dual-Sim ou um cartão de memória (tem de ser versão NM) e duas baterias, com um total de 4500 mAh. Incluído também está o carregamento de smartphones mais rápido da indústria, com 55W – meia hora carrega 85%, superior em 600% ao iPhone Xs Max.

O preço torna-o no smartphone com valor base mais caro da atualidade. São 2299 euros. O Mate X inclui 8G de memória RAM e 512 GB de armazenamneto e está disponível a partir do meio de 2019 (em Portugal só deve chegar no final do ano). A Huawei espera reduzir o preço nos próximos anos.

O “intrigante” Fold, 5G e um smartphone compacto: assim é o portefólio Galaxy em 2019

MateBook X Pro renovado

Richard Yu, o CEO da Huawei anunciou alguns números relevantes da marca chinesa no início do evento. Venderam 206 milhões de smartphones no mundo, com receitas de 52 mil milhões de dólares. Hoje estão a tornar-se numa marca conhecida e de referência a nível mundial. Também vendem mais de 100 milhões de produtos IoT (onde estão tablets, portáteis e afins).

Agora, lançam o novo MateBook X Pro, com um novo símbolo da Huawei atrás e novas experiências. Usam alumínio num só corpo, com melhores acabamentos. Ultrafino, com a parte mais fina a ter agora 4,9 mm contra 7,2mm do anterior. Usam 91% do espaço disponível para o ecrã, com menos bordas do que nunca. A resolução do ecrã tátil é de 3000 x 2000, 260 ppi.

Duplicam agora a velocidade de Wi-Fi, quase o dobro do anterior, e usam o processador Intel de 8ª geração, 15% mais rápido. Continua a ter o desbloqueio por impressão digital no botão para ligar o portátil. Outra das melhorias verifica-se na experiência de som, com quatro colunas que melhoram a experiência auditiva, diz a marca.

Ligação por encosto entre smartphone e portátil

A “experiência inteligente” foi outro dos destaques no novo MateBook X Pro, permitindo partilhar a experiência de partilha com o smartphone de forma fácil. Basta encostar o smartphone a uma zona do portátil e ele transfere fotos ou ficheiros de forma fácil. Foi, inclusive, uma demonstração em palco do sistema a funcionar. É possível fazer o mesmo para passar conteúdos do portátil para o smartphone. Já o Clipboard Sharing permite copiar o texto num aparelho e colar noutro, noutro dos exemplos de ligação entre aparelhos.

O primeiro screenshot por gestos de dedos é da Huawei, diz a marca, já que é possível ao fazer-se o movimento para baixo com três dedos no ecrã, para fazer o chamado print screen. Algo que também foi demonstrado ao vivo em palco a funcionar.

O norte-americano Chris Walker, vice presidente da Intel, esteve em palco a falar do novo portátil e da colaboração de dois anos com a Huawei. “O PC ainda é o aparelho onde vão para se focar melhor, desde gerir um negócio ou ser criativo”, diz o responsável sobre o futuro dos portáteis. Agora esperam com o novo processador dar novos níveis de produtividade. A oitava geração tem Turbo Boost e maior foco na conetividade, para ser mais imediato na performance e melhorar a bateria.

Apresentaram no CES, em janeiro, o MateBook 13. Agora chega também o maior MateBook 14, com 14 polegadas de ecrãs, com 90% de ocupação do espaço com o ecrã. Tem uma câmara pequena pop-up que salta do teclado, para maior proteção. Também inclui os processadores de oitava geração da Intel e tem bateria com até 15 horas de uso com vídeo e 14 horas de trabalho de escritório. Há também mais conetividade, com dois USB e um USB-C.  E também inclui a experiência de ligação direta ao telefone.

Huawei: “Vamos ser líderes mundiais em smartphones já este ano”

Os preços dos portáteis:

  • MateBook X Pro – 1599 euros
  • MateBook 14 – 1199 euros

* Já tivemos oportunidade de segurar e usar brevemente o novo Mate X. Pode ler (e ver os vídeos) sobre as nossas primeiras impressões com o ecrã dobrável AQUI.

Acompanhe aqui todas as novidades do Mobile World Congress.