Apple quer corrigir uma das maiores dores de cabeça dos donos de MacBook

Apple Macbook

É uma das principais queixas dos donos dos MacBook mais recente: o mal amado teclado com mecanismo Butterfly. Agora, tudo indica que a Apple estará a preparar-se para dizer adeus ao mecanismo, que já resultou em elevados números de reparações.

Em 2015, a Apple lançou um novo mecanismo de teclado, que recebeu o nome de Butterfly – borboleta, em português – devido ao movimento feito pelas teclas. De acordo com a tecnológica, as movimentações do teclado seriam bastante semelhantes ao movimento das asas de uma borboleta, dizia Tim Cook.

O mecanismo de teclado foi amplamente criticado – as teclas demasiado finas não respondiam corretamente e o mecanismo era demasiado sensível a pó e a problemas de aquecimento. Nos últimos anos, têm sido várias as tentativas de melhoria deste design, mas sem grande sucesso.

Leia também | Apple estará a preparar um MacBook Pro renovado para setembro

Segundo avança o site 9to5Mac, a Apple estará a preparar-se para dizer adeus a este mecanismo, indica o analista de mercado Ming-Chi Kuo. De acordo com a informação divulgada, a Apple estará prestes a substituir o mecanismo Butterfly por outro sistema, que “irá oferecer maior durabilidade e um ‘travel’ de tecla mais longo”, referindo-se ao ‘travel’ como a sensação que o utilizador tem quando pressiona uma tecla. No mecanismo Butterfly, o ‘travel’ era demasiado curto, apontam os críticos.

Ainda assim, segundo aponta o analista, a mudança poderá chegar com o novo MacBook Air; já no caso do MacBook Pro, as eventuais mudanças podem só chegar em 2020.

Leia também | Macbook Air. Melhor ecrã, mais processamento, mas ainda mais pequeno

Apesar do elevado número de queixas por parte dos utilizadores e críticas ao tempo de reparação do teclado dos computadores, ao que tudo indica, a mudança estará ligada a redução de custos e não aos pedidos dos consumidores. De acordo com o analista, o teclado com mecanismo Butterfly tem elevados custos de produção, enquanto o novo mecanismo poderá sair mais barato à tecnológica norte-americana.

 

A bateria dos seus AirPods voa? Precisa de conhecer estes truques