Este pequeno robô promete nunca deixar o seu animal de estimação aborrecido

Chama-se Varram e, além de poder fazer companhia ao seu cão ou gato, ainda pode dar uns biscoitinhos durante as brincadeiras. Só para manter a coisa mais interessante.

Uma das grandes preocupações de quem tem animais de estimação é o tempo que os animais passam sozinhos em casa, enquanto os donos estão no trabalho ou a fazer as tarefas normais do dia-a-dia. O Varram foi financiado numa campanha de crowdfunding, no Indiegogo, onde conseguiu angariar mais de 582 mil dólares (cerca de 514 mil euros).

Além da questão da companhia, o Varram também quer manter os animais ativos. Sendo uma empresa americana, aponta as estatísticas daqueles país, fornecidas pela American Pet Products Association. De acordo com esta organização, estima-se que haja 50,2 milhões de cães e 56,5 milhões de gatos acima do peso saudável (dados de 2017).

Leia também | Tem um gato roliço? Esta passadeira ‘smart’ pode ser a solução

Não se trata apenas da questão do peso, mas também das questões que surgem depois disso: riscos de diabetes, cancro, problemas nos rins e muito mais.
O Varram quer ajudar a prevenir situações destas. O robô pode ser controlado à distância, através de uma aplicação. É possível personalizar as ações que vão sendo feitas ao longo do dia, adaptando à personalidade e gostos de cada animal.

A aplicação está disponível para Android e iOS, onde é possível contabilizar as corridas feitas com o Varram a acompanhar, controlar rotinas e o tempo de brincadeira. O robô tem também sensores que ajudam a reconhecer o espaço, evitando que vão contra os móveis ou objetos dentro da casa.

Leia também | Este robô-sensação japonês foi criado para ser mimado

Sendo um brinquedo para animais, há um cuidado especial com a durabilidade. A empresa conta com dez anos de experiência a desenvolver robôs e diz estar “há mais de dois anos a trabalhar num robô de fitness para animais”. E, sim, prometem um robô resistente a baba e a mordidas, também.

A bateria promete durar dez horas e, no interior, pode colocar ‘snacks’ e pequenas guloseimas que são dispensadas ao longo do dia.

Através de crowdfunding, é possível ter acesso a um destes robôs, com um set completo que inclui um carregador, dispensadores de comida e ainda um brinquedo para gatos, por 99 dólares (cerca de 87 euros, após conversão).

Percorra a galeria de imagens para ver as interações de vários animais com o Varram.

Footloose, a futurista caixa de areia para gatos que até usa tecnologia da NASA