Footloose, a futurista caixa de areia para gatos que até usa tecnologia da NASA

Chama-se Footloose e foi criada para facilitar a vida aos donos de gatos: com alguma tecnologia à mistura, faz a limpeza de forma automática e até consegue analisar em que estado de saúde está o felino lá de casa. 

A Footloose é uma criação da empresa Petato, fundada por um ex-colaborador da DJI, a conhecida empresa de drones. Byron Fan tem seis gatos, o que torna compreensível ter sentido a necessidade de criar uma solução mais fácil para aquele que é um ponto na lista de tarefas que nunca cria simpatia entre os donos de gatos. Byron percebeu que, com vidas mais atribuladas, muitos eram os amigos que evitavam ter um gato para não perder tempo com este tipo de tarefas.

Veja também | DJI Mavic Air: voámos com o drone que cabe num bolso

Surgia assim a Footloose, uma caixa de areia futurista, que através de um movimento cíclico, consegue separar os dejetos do gato da areia ou outro tipo de substrato que seja colocado dentro da caixa para absorção.

Segundo a página do projeto no Kickstarter, site onde muitas empresas procuram ajuda financeira através de financiamento coletivo, esta caixa de areia inclui também deteção de movimentos e faz um processo de limpeza que dura apenas 90 segundos. No final, basta abrir a gaveta e retirar um saco.

Até aqui, já parece dar uma grande ajuda, mas ainda há mais funcionalidades: a máquina é anti-odores, recorrendo a tecnologia que também é usada pela NASA durante as missões espaciais.

Além disso, a Footloose também é controlada à distância, podendo fazer um processo de limpeza através de uma aplicação para smartphone. É também através dessa app que é possível ter acesso ao estado de saúde do seu gato – se a máquina detetar níveis que são fora dos parâmetros habituais, enviará um aviso através da aplicação.

Para quem tiver vários gatos, através da aplicação pode introduzir dados sobre o peso e idade de cada um dos felinos, para que a máquina possa fazer um reconhecimento de cada animal que entrar dentro da caixa, para depois elaborar gráficos que surgirão na aplicação.

Leia também | Gadgets e aplicações para usar com os seus animais

Ao tempo de escrita, esta caixa de areia inteligente já tinha ultrapassado o objetivo inicial de financiamento: os criadores da Footloose pediam 50 mil dólares de ajudas (cerca de 44 mil euros) e os valores conseguidos estão nos 870 mil dólares (cerca de 764 mil euros). A versão mais barata desta ‘caixinha’, que está em desconto por estar no Kickstarter, custa 324 dólares (cerca de 285 euros).

Na galeria de imagens acima, pode ver algumas imagens desta caixa de areia high tech.