Com dimensões reduzidas, este robot é destinado a quem já se rendeu ao fenómeno das chamadas standing desks – as secretárias onde não se pode sentar. E o Giiro está à procura de financiamento através de crowdfunding.
A campanha para financiar o Giiro está a decorrer na plataforma Kickstarter e procura apoiantes para levar o trabalho da sul-coreana Gaze Lab mais além.
Na verdade, o Giiro não faz milagres pela postura, mas pode ajudar ao dar pequenos alertas. Anteriormente, a Gaze Lab já tinha lançado uma standing desk, chamada Gaze Desk. O Giiro vai funcionar em conjunto com essa tal secretária e ainda um tapete, chamado Giiromat. Todos estes gadgets estão dotados de sensores, para que seja possível analisar detalhes como a distribuição do peso pelo tapete – e, consequentemente, a postura do utilizador.
A Gaze Desk já permitia perceber se quem está à secretária está a ter uma postura correta ou não, mas o Giiro leva a coisa mais além: com pequenas pernas articuladas, vai conseguir imitar a postura que o utilizador está a assumir e alertá-lo para fazer correções.
No total, o Giiro pode ter nove expressões diferentes, que incluem olhares de lado ou um simples ‘X’ no lugar dos olhos, quando a coisa não está a correr bem. O Giiro recorre a Bluetooth e é compatível com a Alexa, também. Por isso, através do Giiro, é possível reproduzir música ou controlar outros gadgets.
Relativamente a datas especificadas no projeto, a Gaze Lab refere que tem com ambição os 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros), até agosto deste ano. À altura de escrita, tinham sido angariados cerca de seis mil dólares (perto de cinco mil euros).
Caso a campanha seja bem sucedida – algo sempre a ter em conta nestas questões de crowdfunding – as primeiras unidades do Giiro chegam aos apoiantes em dezembro e ao mercado algures em março de 2019.