Hisense aumenta família de televisores laser e estreia o conceito de ecrã sónico

A Hisense aproveitou para aumentar a família de produtos laser na IFA, em Berlim. Além de um televisor a laser com resolução 8K, há outra novidade: a Sonic, que tem um painel preparado para emitir som.

A fabricante chinesa pode aproveitar a feira IFA para mostrar ao mundo uma nova família de televisores laser, mas isso não é sinónimo de que haja preços ou sequer uma possibilidade de data de chegada ao mercado.

Os televisores laser são uma das apostas da empresa, com um conceito onde toda a imagem parte de um projetor. Ainda assim, têm as funcionalidades habituais dos televisores inteligentes: uma plataforma criada para esse efeito e várias funções para controlo da imagem. Mas o facto de recorrerem a um projetor não é sinónimo de que este equipamento seja virado só para grandes espaços. Na IFA, por exemplo, estes televisores laser são mostrados com o projetor a poucos centímetros do ecrã – tudo isso é possível devido a um design específico do projetor.

Leia também | Este mapa permite ouvir o mundo como se não existissem humanos

Os novos modelos da família laser são a 100L5 Sonic, a 100L9 e a L9 TriChroma. Comecemos pela Sonic, um modelo que chama à atenção no espaço da Hisense. O som é projetado diretamente a partir do ecrã, graças a uma tecnologia chamada ‘Distributed Mode Loudspeaker’, que garante a distribuição do som pelo painel. Ainda assim, há também um modo que permite ter o som distribuído a partir do projetor. A nível de imagem, este televisor é compatível com uma resolução 4K.

Além das novidades de laser, também foi apresentada um novo televisor 8K, que será disponibilizado em dois tamanhos diferentes – 75 ou 85 polegadas. Há diferenças entre os dois tamanhos: o mais pequeno não conta com a tecnologia de Quantum Dots, por exemplo. No entanto, ambos vão ter acesso ao Hi-View Engine melhorado, que tem como principal tarefa adequar a imagem consoante a cena, para garantir que as zonas escuras, por exemplo, são apresentadas com o máximo de detalhes possível. Algo que teria dado jeito a muitos fãs de Game of Thrones para ver mais detalhes no episódio mais escuro da série, por exemplo. 

Por agora, não há indicação de preços ou sequer uma possível chegada ao mercado destes equipamentos.

Vai ter um televisor 8K em casa mais rápido do que imagina – e explicamos porquê