Depois dos bloqueios das empresas norte-americanas, a Huawei está a mexer-se para que o seu negócio de smartphones não fique em risco.
A Huawei já registou um nome na Europa para aquele que deverá ser o seu sistema operativo proprietário e alternativo ao Android da Google. Como avança a publicação Android Headlines, o software deverá ser batizado de Ark OS.
O registo do nome já foi feito junto do Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) no dia 24 de maio e surge no seguimento do bloqueio da Google à Huawei e que voltará a ser efetivo já a partir de 20 de agosto.
Do lado da Huawei, a empresa já confirmou que está a trabalhar num sistema operativo próprio e que é uma alternativa ao Android da Google. Segundo rumores que circulam na imprensa internacional, o Ark OS pode ser lançado na China já em 2019 e deverá fazer a sua estreia na Europa no início de 2020.
O nome acaba por ser diferente daquele que vinha sendo usado até aqui – especulava-se que o sistema operativo da Huawei podia chamar-se Kirin OS, dando seguimento ao nome dos processadores próprios que a tecnológica chinesa já produz.
Leia também | Perguntas e respostas sobre o polémico bloqueio à Huawei
Apesar de o sistema operativo ser diferente, o Ark OS funcionaria com a maior parte das aplicações Android disponíveis no mercado. A Huawei também já está a avaliar alternativas à loja de conteúdos oficial do Android e uma das empresas com as quais está a negociar é a portuguesa Aptoide.
A Huawei é a segunda maior vendedora de smartphones a nível global e é a marca líder em Portugal, onde um em cada três smartphones vendidos são da gigante chinesa.
Como o bloqueio à Huawei pode acabar com o domínio do Android e iOS