Não há dois sem três. Depois de ter revelados os seus dois novos smartphones topo de gama, a Apple ainda tinha o iPhone XR ‘na manga’.
Chama-se iPhone XR, mas deve ler-se como iPhone ‘dez érre’. Partilha algumas características dos modelos topo de gama, os XS e XS Max, mas também tem características únicas que o diferenciam dos seus ‘irmãos’ mais poderosos. A Apple não esconde que é um smartphone para chegar a “ainda mais clientes”.
A primeira diferença está no ecrã. Com um tamanho de 6,1 polegadas, o painel pertence à categoria LCD, enquanto os outros dois novos iPhone têm ecrãs OLED. Apesar da menor qualidade geral, a Apple diz que a reprodução de cores é das mais precisas da indústria e por isso até lhe deu um novo nome: Liquid Retina Display.
O recorte na parte superior do ecrã está lá, por causa do sistema de reconhecimento facial. Isto significa que nenhum dos novos iPhone tem um leitor de impressões digitais, o que marca um ponto de viragem para a gigante de Cupertino.
Em termos de tamanho, apesar de ter um ecrã maior do que um iPhone 8 Plus (modelo de 2017), o iPhone XR acaba por ser bem mais pequeno no tamanho global.
Os acabamentos também são diferentes. O iPhone XR tem uma lateral em alumínio, com a parte traseira a ser construída em vidro. Esta combinação de elementos permitiu à Apple apostar em cores diferentes daquelas que estamos habituados num iPhone: branco, preto, azul, coral, amarelo e há também uma versão em vermelho, cujas vendas deste último a reverterem a favor de uma campanha de solidariedade.
Veja também | Os principais momentos do evento da Apple
Outra diferença para os modelos XS e XS Max está na câmara fotográfica. O iPhone XR só têm uma câmara fotográfica na parte traseira. Apesar de um único sensor de imagem, é o mesmo sensor de 12 megapíxeis que é possível encontrar nos smartphones mais avançados.
Em termos de desempenho, a Apple não quis fazer poupanças no iPhone XR, por isso vem equipado com o chip A12 Bionic que também marca presença nos outros dois novos iPhone.
Este novo modelo vai ser o mais barato de todos, mas não espere que seja um modelo low cost. Vai custar 879 euros na configuração de 64GB de armazenamento, 939 euros no modelo de 128GB e 1.049 euros na versão de 256GB.
Dos três novos iPhone apresentados esta quarta-feira, o modelo XR vai ser aquele que vai demorar mais de tempo a ficar disponível: a pré-venda arranca a 19 de outubro e chega depois no dia 26 de outubro.